ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Estância completa 21 anos e reforça seus laços com o município

Investimentos nos cursos e atendimentos da área de Saúde e ampliação da estrutura do Campus fortalecem a presença da Unit na cidade, que completa 176 anos;

às 11h15
Compartilhe:

Ela é conhecida carinhosamente como “A Cidade-Jardim”, e foi assim chamada pelo imperador Dom Pedro II (1825-1891) durante a visita que fez a Sergipe, em 1860. É marcada não apenas pelos canteiros floridos e pelos sobrados azulejados de seus bairros mais antigos, ou pelas belezas naturais das praias de Mangue Seco, Abaís e Saco, mas também por uma cultura folclórica riquíssima, que literalmente explode durante as festas juninas, através dos barcos-de-fogo e das guerras de “espadas” e “buscapés”. Esta é Estância, no Litoral Sul sergipano, que neste sábado, 4 de maio, completa seus 176 anos de elevação à categoria de cidade. 

A Universidade Tiradentes (Unit) faz parte desta história há 21 anos, mais precisamente desde 10 de maio de 2003, quando o campus da instituição foi oficialmente inaugurado no bairro Alagoas. Meses antes, tinham sido abertos os cursos de Direito e Pedagogia, que funcionavam temporariamente no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Depois, com a sede definitiva, outros cursos foram instalados, como os de Letras, Gestão Pública, Enfermagem, Administração, Serviço Social e Pedagogia, entre outros. Atualmente, o campus estanciano conta com cursos híbridos, semipresenciais e totalmente online, além dos presenciais de Direito, Enfermagem e Medicina (implantado em 2020). 

São cursos que atendem não apenas aos moradores de Estância, mas também de Aracaju, de cidades da região (Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Boquim, Arauá, Pedrinhas, Umbaúba, Cristinápolis, Tomar do Geru e Itabaianinha) e de municípios baianos próximos à divisa com Sergipe, como Conde, Rio Real e Jandaíra. “A Unit Estância tem uma trajetória muito bonita, inspiradora, como os nossos reitores e fundadores são, e que ajudou a trazer o progresso para a cidade”, diz a diretora-geral do Campus, Adriana Rocha Fontes. 

Um dos exemplos desse compromisso foi a inauguração do Centro de Saúde Dr. Almir Santana, que funciona no Campus Estância com 18 consultórios médicos, oferecendo atendimentos à população da região em 15 especialidades. “Só isso já é um grande serviço prestado à comunidade. Os nossos acadêmicos dos diversos cursos, principalmente os da área de saúde, como medicina e enfermagem, contribuem muito com a gestão pública do município e com a sociedade como um todo, nas escolas também, levando informação, levando serviços que prestam à comunidade. Então é uma grande contribuição, desafogando os serviços de saúde, ajudando nesse processo”, acrescenta a diretora

Adriana cita ainda que o curso de Medicina em Estância conta hoje com cinco turmas e oferta 10% de suas vagas em bolsas integrais para estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas da cidade. “Isso é uma contribuição gigante para o desenvolvimento da nossa cidade. Dessas cinco turmas, 25 alunos são bolsistas e são munícipes estancianos. Então, daqui a algum tempo, a Estância vai receber vários médicos do próprio município. Isso é histórico”, destaca..

Fazendo a diferença

Além de alunos e professores, a Unit faz diferença também para colaboradores que já passaram pelo Campus e também para os que neles permanecem. Uma das que tem mais tempo de casa na região é a assistente administrativa Cristiane Figueiroa Silva Santos, que mora em Estância desde 1974, meses depois do seu nascimento, quando os pais chegaram para trabalhar em uma fábrica de tecidos. Ela conta que sempre sonhou em fazer um curso na Unit, mas a partir do momento em que começou a trabalhar no campus, em 2008, conseguiu não apenas a graduação em Pedagogia, mas também a pós-graduação em Gestão Escolar e a formação de uma de suas filhas, Roseane, que também estudou lá.

“Sou grata por trabalhar na Universidade Tiradentes. É como unir forças, saberes, cultura, ser honrada e ter reconhecimento social por estar em uma empresa com credibilidade, respeito, que prioriza seus colaboradores e familiares a alcançarem seus objetivos dentro de uma perspectiva de trocas interpessoais, suas técnicas de relacionamento e resolução de atendimento ao cliente é o diferencial. Nós, colaboradores, somos reconhecidos como pessoas e isso nos permite alcançarmos nossos valores sociais, porque nossa instituição faz a diferença onde quer que vá”, diz Cristiane. 

Para a colaboradora, as contribuições mais significativas da Unit para Estância estão no atendimento humanizado à população, na valorização da cultura local através da Gincana Junina Universitária (Gincajunit) e uma série de investimentos em tecnologias, novos cursos e capacitação de seus alunos e colaboradores, com teoria e prática nas atividades de atendimento ao público. “A cidade de Estância ganhou um presente com a chegada da Unit e muitas mudanças foram realizadas para que ela pudesse proporcionar um atendimento voltado a inspirar e ampliar horizontes”, resumiu ela.

Novidades

Outras novidades estão previstas para o Campus Estância da Unit. Uma delas, que será inaugurada nesta sexta, 3. é o Centro de Especialidades em Saúde, construído ao lado do Campus e em frente ao Hospital Regional Jessé Fontes. Criado pela Prefeitura Municipal de Estância em parceria com a Unit, ele contou com investimentos de R$ 2 milhões através do Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde), convênio que viabiliza parcerias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Os investimentos abrangem ainda o Jessé Fontes e o Hospital Amparo de Maria, unidades onde a Unit mantém um programa de Residência Médica. 

“Isso vai impactar muito, principalmente os cursos de Medicina, Direito, Enfermagem e futuramente de Psicologia, que é o nosso lançamento para 2024.2. Com certeza, isso já está contribuindo para o desenvolvimento para Estância, porque uma universidade faz com que a cidade tenha um grande desenvolvimento da sua parte financeira, econômica, social. Além do quê a própria estrutura da universidade, com um bloco da área de saúde muito completo, com todo o laboratório da área de saúde muito completo, atende à comunidade, que utiliza muito as dependências da nossa universidade”, destaca Adriana. 

Leia mais: 
Noite do Jaleco acolhe calouros de Medicina no Campus Estância 
GincaJUnit acontece pela 13ª vez no campus Estância

Compartilhe: