ESTUDE NA UNIT
MENU

"Unit foi meu berço científico", diz pesquisadora Juliana Carneiro

Atualmente, a cientista realiza o pós-doc na Georgia Institute of Technology nos Estados Unidos.

às 14h45
Compartilhe:

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes tem realizado uma série de lives com o objetivo de discutir diversas temáticas relevantes da área. Com renomados pesquisadores, no último dia 2 de outubro, o encontro virtual recebeu a egressa do curso de Engenharia Ambiental da instituição de ensino, a doutora Juliana Carneiro. 

Com grandes conquistas colecionadas ao longo da carreira, capítulo de livro e 10 artigos em revistas científicas de qualidade, doutora Juliana iniciou a live agradecendo a Unit. “Voltar para casa é sempre emocionante e é assim que me sinto hoje, voltando para casa. Minha história é muito ligada ao PEP da Unit, do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e NUESC”, comenta a pesquisadora. 

“A Unit em todas as estruturas, desde a graduação, que foi onde fiz Engenharia Ambiental, foi meu berço científico. Desde criança queria ser cientista, mas foi de fato na instituição de ensino realmente que eu consegui entender o que era ser um cientista, um pesquisador”, acrescenta. 

Ainda durante a graduação, Juliana deu seus primeiros passos na iniciação científica. “Comecei a ver pessoas que faziam o que eu queria fazer. Fui aprendendo os caminhos para me tornar pesquisadora na Universidade Tiradentes. A gente constrói uma família acadêmica, a Unit foi minha primeira família”, salienta. 

“Na instituição de ensino, tive professores e mentores muito talentosos, cada um com sua formação diferente, excelentes pesquisadores. Eu me senti livre para fazer a minha história. Além de oportunidades, tão importantes, me deram referências, base científica e conhecimento. A formação e o que sou hoje nasceram na Unit, e tudo o que eu fizer na vida, academicamente, vai ser filha da Unit. Por isso, é um prazer estar aqui hoje e dividir um pouco de conhecimento”, complementa.

A doutora Juliana Carneiro apresentou os estudos electrocatalíticos fundamentais dos processos de troca de oxigênio e eletrólise de dióxido de carbono em células de óxido sólido. 

Para assistir à palestra, clique aqui.   

Compartilhe: