Enquanto o ano letivo na Universidade Tiradentes (Unit) se aproxima do encerramento, a instituição intensifica suas atividades e dá um salto rumo ao futuro com a apresentação do projeto Inova. Em uma reunião realizada nesta quinta-feira, 7, representantes de algumas empresas foram convidados a conhecer o projeto, buscando futuras parcerias que visam proporcionar aos alunos experiências práticas e alinhar suas habilidades às demandas reais do mercado.
“É um encontro de conexão com o mercado, pensando nas demandas. Na verdade, estamos apresentando as práticas integradoras para empresas que ainda não fazem parte de nossas parcerias, as quais encaminham demandas reais para nossos alunos, que têm a oportunidade de realizar intervenções e fornecer diagnósticos dentro dessas empresas”, destaca a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.
O evento proporcionou às empresas presentes, como Energisa, Sebrae, Viva Construções, Movie e o Grupo Tiradentes, a oportunidade de compreender os portfólios de demanda disponíveis. O foco é permitir que essas empresas identifiquem quais demandas se alinham às necessidades específicas de suas operações.
“O evento serve como um teste, uma iniciativa mais compacta, permitindo-nos receber essas empresas. Elas podem compreender os portfólios de demanda disponíveis e identificar quais demandas se alinham às necessidades específicas de suas empresas. Isso cria uma base para que, em 2024, essas empresas possam se tornar parceiras em nossas Práticas Inovadoras de Pesquisa e Extensão (PIPEX)”, explica Janaína Machado, projetando o desenvolvimento futuro.
Novos cursos
A Unit planeja expandir as colaborações para incluir cursos como Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição. O compromisso da instituição para o próximo ano envolve a continuação da prospecção de empresas, garantindo que os alunos tenham acesso a uma variedade de demandas que propiciem um aprendizado prático e hands-on.
“Para o ano de 2024, nossos planos envolvem muito trabalho e a continuação da prospecção de empresas. Buscamos trazer diversas demandas para proporcionar aos nossos alunos um aprendizado prático. Aguardamos ansiosamente o crescimento e desenvolvimento contínuo de nossas parcerias com o setor empresarial”, conclui Janaína Machado, destacando as expectativas e os objetivos para o próximo ano na Unit.
O projeto Inova
O grande diferencial do Inova Tiradentes é a metodologia de ensino que passa a ser Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI. No Inova Tiradentes, os alunos de 1º período dos cursos Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Administração, Engenharia Mecânica e Direito, atuam com questões e problemas reais, advindos da sociedade, inclusive, colaborando com a criação de soluções que promovem resultados positivos em suas intervenções.
Além de entender mais ativamente sobre os conteúdos propostos, o estudante se capacita para o mercado de trabalho desde cedo, contribuindo com uma formação acadêmica ainda mais diferenciada e aprofundada.
Leia também: Alunos de TI apresentam projetos inovadores no Demoday 2023