V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit inaugura novo laboratório de pesquisa

Iniciativa do curso de História, o Labhis é um espaço multidisciplinar que propõe levar os acadêmicos a escolas para que vivenciem as práticas

às 14h28
Os professores Ilka Miglio  e Itamar Freitas
Os professores Ilka Miglio e Itamar Freitas
Os professores Hermeson e Viviane
Alunos prestigiam a roda de conversa
Compartilhe:

Acadêmicos das licenciaturas participaram na noite dessa quarta-feira, 30, no minishopping do Campus Centro, de uma roda de conversa promovida pela coordenação do curso de História. O encontro, que contou com a presença dos professores doutores Itamar Freitas, da UFS, e Ilka Miglio, da Unit, teve como objetivo o lançamento do Laboratório de Pesquisa e Ensino de História – Labhis. O projeto prevê o funcionamento do espaço com a presença de bolsistas durante todas as tardes e noites.

“Além do espaço físico, o Laboratório representa uma proposta de ação contínua, onde já existem nove projetos que visam integrar as licenciaturas aos demais cursos da Unit cujos alunos tenham interesse e se sintam estimulados pela pesquisa em História e em Educação”, explica o professor e coordenador do Labhis, Hermeson Alves de Menezes. Ele acrescenta que no Laboratório serão desenvolvidas atividades exclusivas do curso de História, contudo, qualquer outro curso ou professor interessado em desenvolver pesquisas na área da Educação poderá utilizar o espaço.

Na roda de conversa com os acadêmicos, o professor Itamar Freitas trouxe à tona uma discussão sobre a relação existente entre método histórico e o ensino de História. “O curso de História está entrando numa fase nova, que é a experimentação”, reconhece o convidado.

A professora Ilka Miglio acrescenta que o Laboratório dá ao curso a motivação para que se promova o diálogo entre o ensino e a pesquisa.

“É nosso propósito fazer com esse laboratório tenha um trabalho com as ações extensionistas. Ele foi pensado numa proposta que trabalhe diretamente com as licenciaturas a interdisciplinaridade, os materiais didáticos que são primordiais para essas licenciaturas. O nosso interesse é trazer alunos para a nossa instituição para o desenvolvimento de um trabalho com a educação básica”, pondera a coordenadora de Pedagogia e de História, professora Viviane Andrade de Oliveira Dantas.

Compartilhe: