ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit inicia Planejamento Acadêmico com foco em acolhimento estudantil

Professores de todos os cursos se reúnem para alinhar práticas, atualizar conteúdos e fortalecer estratégias que promovam ensino de qualidade e bem-estar acadêmico desde o início do semestre

às 17h37
Compartilhe:

O semestre ainda nem começou para os estudantes, mas a preparação dentro da Universidade Tiradentes (Unit) já está em pleno movimento. Professores de todos os cursos se reuniram, nesta segunda-feira, 14, para dar início à Semana de Planejamento Acadêmico, uma fase essencial da Jornada Pedagógica que marca o pontapé inicial das ações internas voltadas à organização do período letivo. É nessa etapa que os docentes revisitam conteúdos, trocam experiências, discutem metodologias e alinham práticas pedagógicas que irão nortear as aulas ao longo dos próximos meses.

Nesse período, cada coordenação promove encontros com seus docentes para revisar propostas curriculares, alinhar expectativas, atualizar conteúdos e fortalecer estratégias de ensino. Também é um momento de pensar coletivamente em ações que estimulem a participação ativa dos estudantes, promovam a aprendizagem significativa e contribuam para um ambiente acadêmico mais integrado e acolhedor desde os primeiros dias de aula 

“O objetivo é convocar os professores a encararem esse momento com responsabilidade, como um compromisso direto com a qualidade da formação que oferecemos. O planejamento é indispensável, envolve escuta entre pares, compreensão do perfil dos nossos estudantes, debate sobre abordagens metodológicas e preparação para acolher e ensinar com propósito”, destacou o pró-reitor de Graduação e Extensão, professor Ronaldo Linhares, durante a abertura da semana.

A constante formação docente

Para a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD), Simone Amorim, a Jornada Pedagógica é uma oportunidade para os professores refletirem sobre suas práticas e se manterem em constante formação algo fundamental diante das mudanças sociais e comportamentais observadas nos estudantes e no próprio ambiente acadêmico. “Esse momento é voltado para o nosso próprio aprendizado como professores. Estar em constante renovação é essencial para quem escolhe a docência. Nossas práticas não podem ser estáticas. A sociedade, os alunos e os contextos mudam, e precisamos acompanhar essas transformações. Só assim conseguimos ensinar com qualidade e mostrar ao estudante que vale a pena estar no ensino superior, na Universidade Tiradentes”, enfatiza Simone.

Ela também reforçou que a construção da jornada não é feita apenas pelo NDD, mas com o envolvimento ativo dos professores, coordenadores e da gestão institucional. “Além da participação dos professores, a gente conta com o apoio fundamental dos coordenadores de curso. Eles ajudam a gente a focar na realidade, nas dificuldades, não só pelas conversas com os professores, mas também pelo acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Como eles têm esse olhar mais completo, conseguem nos ajudar a pensar melhor nas necessidades que os docentes têm. E claro, tudo isso também segue o modelo definido pela gestão da universidade, para que tudo esteja em sintonia e o professor se sinta seguro para exercer seu trabalho”, reitera.

NAPPS: apoio psicossocial em foco na formação docente

A semana de abertura também foi uma oportunidade para apresentar e reforçar o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS), que atua diretamente no acolhimento de estudantes com dificuldades emocionais, comportamentais ou que apresentam neurodivergências. A apresentação teve como objetivo mostrar aos docentes a importância de identificar sinais de sofrimento ou necessidade de suporte psicológico e encaminhar os alunos de forma adequada.

“Temos visto um crescimento significativo de estudantes com perfis atípicos e também de casos de adoecimento emocional. O papel do NAPPS é garantir que esses alunos sejam acolhidos, escutados e acompanhados ao longo da sua jornada acadêmica. Esse trabalho é feito em parceria com os coordenadores e, especialmente, com os professores, que estão em contato direto com os alunos e podem perceber mudanças de comportamento ainda no início do semestre”, afirma Gilmara Rezende, coordenadora do NAPPS.

Gilmara também destacou que os encaminhamentos feitos por docentes cresceram consideravelmente nos últimos semestres, sinalizando que a aproximação entre o NAPPS e os cursos tem gerado resultados positivos. “Hoje, os professores já nos procuram antes mesmo das avaliações, o que permite um acompanhamento mais ágil e eficiente. Essa conexão é fundamental para garantir o sucesso acadêmico e o bem-estar dos estudantes”, completou.

Para o professor Ronaldo Linhares, a abertura da Semana de Planejamento reforça ainda mais o compromisso da Unit com uma educação de qualidade, focada nas reais necessidades dos estudantes e conduzida por uma comunidade acadêmica preparada, acolhedora e em constante movimento. “A jornada não acaba quando termina o evento. Ela continua em cada aula pensada com cuidado, na escuta atenta ao aluno, em cada tentativa de ensinar de um jeito melhor. É isso que a gente busca como instituição: formar profissionais competentes e humanos, com professores que acreditam no poder transformador da educação”, destacou o pró-reitor.

Leia também: Construtora Jotanunes aposta em solução criada por alunos de TI e abre portas para estágio

Compartilhe: