Por Raquel Passos
A população sergipana passa a ter acesso a um serviço mais humanizado e acolhedor no ambulatório geral do Hospital de Cirurgia. Isso graças ao importante investimento de um milhão e quatrocentos e setenta reais destinado a reformas estruturantes do ambulatório geral. Até 2020, a instituição de ensino superior continuará investindo em obras na UTI da casa de saúde.
A reinauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, após oito meses de obra, e agora o local passa a oferecer mais conforto e modernidade aos pacientes que buscam atendimento médico. Toda área de hidráulica e elétrica, climatização nos 21 consultórios e sala própria para pequenos procedimentos, além dos reparos da hidráulica e elétrica, instalação de pisos, esquadrias, pintura e fachada.
De acordo com a interventora judicial do Hospital Cirurgia, até início do ano que vem, a Unit ainda vai entregar 20 novos leitos da UTI Geral, como também a Unidade de Internamento e a Clínica Médica e Cardiologia. “A população só tem a ganhar! Essa parceria com a Unit trouxe para nós um recurso de 2 milhões e 600 mil reais. A Unit não entrega somente esse ambulatório hoje, mas está trabalhando em mais duas áreas desse hospital – que é UTI Geral, unidade de internamento e Clínica Médica e Cardiologia que deve entregar em setembro. No final do ano, provavelmente, até janeiro, deverá entregar 20 novos leitos de UTI Geral”, afirmou.
Segundo ela, o hospital passa a atender clientela de média complexidade nas áreas que os preceptores dos cursos da Saúde da Unit atuam. Além do elenco de exames realizados pelo hospital, a parceria com a Unit fortalece o serviço de cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia vascular e possibilita o hospital a ofertar consultas que antes não existiam, como endocrinologia e reumatologia.
A preocupação do reitor da Unit, Jouberto Uchôa, é de o Cirurgia continuar sendo referência no Estado na área da Saúde. “Conheço o Cirurgia desde quando meu primeiro filho nasceu aqui quando funcionava a maternidade Francino Melo. Mas o hospital chegou a um ponto de decadência que nos preocupou. Através do convênio que a Unit já tem com o Cirurgia, nós participamos da restauração de seus três prédios, e ainda vamos recuperar outro prédio e a UTI. Tudo que a Unit puder investir para que o Cirurgia continue sendo uma referência também em qualidade, estaremos de mãos dadas com a direção do hospital”, contou.
Para o diretor de ensino do Hospital de Cirurgia, professor Alex Vianey, essa reforma contribui ainda para a ampliação do campo de estágio. “A presença da academia na Saúde significa melhora na qualidade de assistência e atendimento, na formação dos futuros médicos. No hospital de Cirurgia desenvolvemos atividades clínica médica e cirurgia geral onde os alunos têm contato direto com os pacientes de ambulatórios”, informou Vianey que também é coordenador do internato da Unit.
Saúde de Sergipe
A preocupação da Unit com a qualidade da Saúde do Estado tem sido destaque neste ano. Para se ter ideia, ainda em agosto, a Unit assinou protocolo de intenções com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – para construção e implantação de base descentralizada do Samu no campus Farolândia.
Já viabilizou o funcionamento de duas Unidades Básicas de Saúde, com aquisição de equipamentos e suporte de Recursos Humanos, em Aracaju, que foi a primeira UBS do bairro 17 de Março. E em Estância, atuou na ampliação da UBS no bairro Cidade Nova.