ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Multi Cortes: projeto traz Simulação de Conferência das Nações Unidas para Aracaju

Estudantes de Direito de Sergipe terão a chance de integrar um ambiente diplomático em que é debatida a política nacional e internacional, como na ONU

às 16h04
Sede da ONU em Nova Iorque é ambiente diplomático referência para Simulações de Cortes Internacionais (Foto: ONU/Rick Bajornas)
Sede da ONU em Nova Iorque é ambiente diplomático referência para Simulações de Cortes Internacionais (Foto: ONU/Rick Bajornas)
Pela primeira vez, universitários de Direito participarão de Simulações de Cortes Internacionais em Aracaju
Simulações de Cortes Internacionais acontecerão em Aracaju (Foto: Na Prática)
Organizadora do UMC e coordenadora do curso de Direito do campus Unit Propriá, professora Samyle Oliveira
Estudantes de Direito de Sergipe terão a chance de integrar um ambiente diplomático em que é debatida a política nacional e internacional, como na ONU
Compartilhe:

Por Carolina Barbosa e Raquel Passos

Pela primeira vez, universitários sergipanos terão a chance de participar de uma simulação de debates que são realizados em fóruns internacionais da Organização das Nações Unidas – ONU. Trata-se do InterBrasil, evento promovido pela instituição de vanguarda Internationali, com o apoio do projeto de extensão universitária Unit Multi Cortes – UMC. A competição acontecerá em Aracaju no dia 24, das 14h às 20h, e no dia 25, das 8h às 16h, na Universidade Tiradentes, campus Farolândia.

Durante a simulação da ONU, os acadêmicos terão a chance de assumir o papel de diplomatas para discutir temas políticos, sociais e econômicos internacionais, divididos em atuais e históricos. “No meio dessas negociações há uma temática principal e os assuntos que serão debatidos e simulados na Unit. É a oportunidade de vivenciar um pouco mais a cultura de outro país”, declara o secretário-geral da Internationali, Emiliano Amorim.

O coordenador do curso de Direito, professor Mario Fortes, afirma que o objetivo é aumentar o alcance da inciativa. “É a oportunidade de os estudantes discutirem com mais profundidade questões de política nacional. O pontapé é promover essas competições para o ensino superior, já que pela primeira será feito este trabalho voltado para a graduação em Aracaju. As ações com o ensino médio estão mantidas, mas o importante também foi envolver os universitários sergipanos”, aponta.

Unit Multi Cortes

O projeto de extensão Unit Multi Cortes tem o intuito de promover um aprendizado prático e preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho nas áreas civil, penal e internacional. O UMC estimula o estudante a desenvolver postura diante de audiências, técnicas de mediação, sustentação oral em cortes administrativas, receita federal e estadual, tribunais locais e nacionais.

Segundo a organizadora do UMC e coordenadora do curso de Direito do campus Unit Propriá, professora Samyle Oliveira, alunos a partir do primeiro período do curso de todos os campi Unit poderão participar. “Serão experiências imperdíveis! O UMC é uma oportunidade de colocar em prática todo conhecimento teórico adquirido em sala de aula, ampliar a rede de contatos e desenvolver experiências significativas na área jurídica”, afirma.

A professora Samyle esclarece que os universitários que queiram ingressar no projeto mesmo não tendo participado das simulações da ONU, precisam aguardar a publicação do edital. Segundo ela, no documento constará que a equipe de alunos integrantes do UMC será treinada e capacitada para as simulações do Tribunal do Júri e do STF; já a equipe UMCC (Unit Moot Court Competitions) receberá um treinamento específico, em diferentes áreas, para participarem das Simulações de Cortes Internacionais.

“Aqueles que participarem das simulações da ONU já possuem um lugar garantido na equipe da Unit. Experiências como essas possibilitam não apenas uma visão atualizada do mundo, mas também o domínio da gênese, do desenvolvimento de raciocínio jurídico, argumentação, persuasão, reflexão crítica, capacidade para julgar e tomar decisões, além de incentivar a pesquisa mais aprofundada”, explica professora Samyle.

Para o coordenador do curso de Direito de Aracaju, professor Mario Fortes, essa ação que vai além-sala de aula prepara o aluno para vida profissional. “Queremos que eles saibam se portar em público e defender os seus direitos. Por isso a expressão Multi Cortes, pois os universitários terão uma preparação para área civil, penal e internacional”, destaca.

Para mais informações, envie e-mail para: samyle_regina@unit.br

Programação UMC

Confira como está definida a programação para os simulados da ONU no Unit Multi Cortes:

Dia 24/5 – Campus Unit Farolândia, bloco D, salas 6, 3 e 14
14h: Cerimônia de Abertura
15h: 1ª sessão
17h: Coffee break
17h30: 2ª sessão
19h: Preparação para a Noite Cultural das Nações
20h: Noite Cultural das Nações

Dia 25/5 – Campus Unit Farolândia, bloco D, salas 4, 3 e 14
8h: 3ª sessão
9h30: Coffee break
10h: 4ª sessão
12h: Almoço
14h: 5ª sessão
15h: 6ª sessão
16h: Cerimônia de Encerramento

InterBrasil

Democratizar o acesso a atividades de simulações, esse é o objetivo do projeto InterBrasil realizado pela Internationali, empresa que promove educação no país há mais de 17 anos por meio de ferramentas educacionais modernas. Nos últimos quatro anos, o evento aconteceu com foco para alunos de ensino médio.

Na edição 2019, estes que se destacarem na conferência serão convidados a participar da final do Modelo Internacional do Brasil – MIB Final –, que acontecerá em Brasília e o melhor delegado ganhará uma viagem para participar da simulação da ONU, em Harvard/EUA.

Acesse este link para mais informações.

Compartilhe: