ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit participa de aula inaugural de especialização do Sírio-Libanês

Diretor de a área da Saúde da Universidade Tiradentes, Professor Dr. Hesmoney Ramos de Santa Rosa representou a Unit, parceira efetiva da Secretaria Municipal de Saúde

às 11h16
Compartilhe:

Na última terça-feira, 7, o diretor de a área da Saúde da Universidade Tiradentes, Professor Dr. Hesmoney Ramos de Santa Rosa participou da solenidade de abertura e acolhimento do Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (Espie), com foco na qualificação da gestão. O evento foi realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e é promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. 

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês e, na capital, está sendo promovido pela SMS, com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) de Sergipe e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE). Para a região de Aracaju, foram disponibilizadas 40 vagas, sendo 60% para gestores e trabalhadores; 30% para pesquisadores e 10% para representantes da sociedade civil que tenham participação em conselhos ou associações de saúde. Entre os participantes, duas pesquisadoras da Universidade Tiradentes participarão do curso contribuindo com as discussões dentro dos grupos de estudo, a professora Dra. Luciana Holanda e professora Dra. Cristiane da Costa Oliveira.

“É a primeira vez que foram ofertadas vagas para Aracaju e os trabalhadores do SUS selecionados não só participarão da parte teórica, mas principalmente da prática, realizando quatro projetos de relevância para a gestão, onde serão transformados em políticas de saúde, sendo executados e implantados aqui no município”, declara a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Os inscritos serão divididos em quatro grupos de dez pessoas e cada grupo ficará responsável por um projeto. As temáticas trabalhadas serão: Regulação em Saúde; Teleconsultoria em Saúde; Processo de Trabalho Informado por Evidência e Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Março.

“Hoje, Marcelle Benetti, que também é representante do IEP, e eu, estamos fazendo o acolhimento de todos os alunos e sensibilizando-os da importância dos projetos para o futuro da SMS. A ideia é demonstrar como os alunos são necessários para os projetos, fazendo com que eles se sintam protagonista da melhoria da saúde da população aracajuana”, enfatiza o representante do IEP, Anderson Torreão.

Durante o evento, representantes do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e do Ministério da Saúde fizeram uma teleconferência, que foi transmitida simultaneamente em diversos pontos do país.

Na mesa de abertura da aula inaugural, o representante da Unit, professor Hesmoney Ramos de Santa Rosa, iniciou agradecendo o convite da SMS, que é uma grande parceira da Universidade Tiradentes. “Esta iniciativa foi muito boa. Os alunos que estão aqui só terão a ganhar e serão capacitados colocando em prática toda a política pública de saúde, que é necessária para a nossa sociedade”, afirmou.

Curso

As aulas presenciais acontecerão no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) durante três dias por mês, sempre às terças (manhã, tarde e noite), quartas (manhã, tarde e noite) e quintas-feiras (manhã e tarde). O curso terá uma carga horária de 360 horas e o participante tem que ter pelo menos 85% de frequência. As aulas tiveram início hoje, 7, com finalização em dezembro de 2020.

Compartilhe: