Buscando a excelência, a Universidade Tiradentes (Unit) prevê ampliar suas parcerias institucionais para diversos cursos da instituição para o ano de 2025, a começar pela Medicina, com a possibilidade de convênio com a Santa Casa de Ribeirão Preto e o Centro Universitário Barão de Mauá. O objetivo principal é proporcionar oportunidades de intercâmbio acadêmico entre os estudantes das instituições parceiras, fortalecendo a formação prática e oferecendo experiências educacionais diversificadas.
Para tanto, no último mês de novembro, o diretor acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos e o coordenador do curso de Medicina da Unit em Estância (SE), professor Jerocílio Júnior, realizaram uma visita técnica à Santa Casa de Ribeirão Preto e ao Centro Universitário Barão de Mauá. A Santa Casa, reconhecida como um centro de referência nacional em assistência médica e residência médica, e o Centro Universitário Barão de Mauá, uma das mais tradicionais escolas de Medicina do Brasil, destacaram-se como parceiros estratégicos para o desenvolvimento de futuros projetos educacionais.
“A Unit está discutindo este convênio com a Santa Casa para oferta de internato opcional aos alunos de Medicina. A perspectiva é que comece a partir do primeiro semestre de 2025 e a intenção é que essa parceria se expanda também para outros cursos da saúde da Unit”, anuncia o diretor acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos.
A proposta de intercâmbio permitirá que estudantes de Medicina do Grupo Tiradentes — incluindo os campi de Aracaju, Estância (Sergipe) e Goiana (Pernambuco) — possam realizar parte de seus estudos no Barão de Mauá e, de forma recíproca, os alunos do Centro Universitário também poderão cursar componentes curriculares em uma das escolas médicas do Grupo.
O formato deverá seguir a mesma lógica de parcerias institucionais que a Unit já possui, como o convênio com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Prontobaby, ambos no Brasil. “O objetivo é ampliar as possibilidades de formação prática dos alunos e promover vivências acadêmicas em ambientes de alta complexidade, fortalecendo a formação dos futuros médicos. Além disso, o convênio com a Santa Casa poderá oferecer oportunidades para que os alunos da Unit participem de atividades práticas, estágios e programas de intercâmbio acadêmico em áreas de interesse comum”, pontua o coordenador Jerocílio Junior.
Segundo ele, as primeiras novidades concretas sobre as oportunidades de intercâmbio devem surgir ainda no primeiro semestre de 2025. “Estamos em contato constante com a coordenação do curso de Medicina da Barão de Mauá e com a diretoria técnica da Santa Casa de Ribeirão Preto para concretizar o plano de intercâmbio e as oportunidades acadêmicas para nossos alunos”, destaca o professor Jerocílio Júnior.
Este relacionamento institucional que a Unit possui com os hospitais e outros cenários de prática médica representa um dos grandes ativos para a formação do profissional médico. “Em breve nosso aluno terá mais essa oportunidade, focando na ampliação dos cenários de prática em Centros de Excelência, somado ao que já temos com o Hospital Oswaldo Cruz, ProntoBaby (especializada em Pediatria do RJ). A Santa Casa de Ribeirão Preto é uma das melhores do Brasil, e a Unit continua agindo de maneira proativa buscando excelência no aprendizado prático dos alunos”, Temisson.
Inclusive, esta é uma das últimas agendas do diretor acadêmico do Grupo Tiradentes, Temisson José dos Santos, após quase 30 anos como colaborador. A partir de janeiro de 2025, ele estará afastado da instituição de ensino superior, e faz um breve balanço de suas contribuições. “Sempre foi sobre realizar um trabalho cuidadoso, sério e qualificado que envolve gente, equipe. Sem as pessoas certas, não se chega a lugar nenhum e a Unit precisa contar com essas pessoas. Agradeço a cada uma delas que esteve ao meu lado, me dando base e também abrindo portas, além da força fundamental que é a da nossa marca Unit, que por si só abre portas e ter podido ser seu representante nos ambientes em que passei, me toca muito”, reflete Temisson.
CONEM 2026
Ainda por estímulo do diretor acadêmico, o coordenador Jerocílio Junior apresentou, oficialmente, a intenção de a Universidade Tiradentes (Unit) sediar o Congresso Nordestino de Educação Médica (CONEM) em 2026.
“O evento é considerado um dos mais relevantes da área de educação médica no Brasil e reúne estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais de saúde de toda a região Nordeste. A proposta foi aceita de forma positiva. Nossa expectativa é que, em 2026, a Unit seja reconhecida como uma referência em educação médica, recebendo congressistas de diversas partes do Nordeste e do Brasil”, afirma.
Com a candidatura lançada, a próxima etapa será a avaliação do Comitê Organizador do CONEM. “Até lá, a Unit participará ativamente das discussões e articulações nas próximas edições do congresso, demonstrando a capacidade logística e acadêmica para sediar o evento de 2026”, finaliza Jerocílio Júnior.
A confirmação da sede deverá ser anunciada após o CONEM 2025, que será realizado em Vitória da Conquista (BA).
Leia mais: Reitor recebe título de sócio benemérito pela Academia Sergipana de Medicina