ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit presente na Caminhada do Dia Mundial do Diabetes


às 18h11
Compartilhe:
Concentração em prol da saúde

Concentração em prol da saúde

Centenas de pessoas participaram na tarde do último sábado, 9, de uma importante atividade em prol da saúde

Esta não é a primeira vez e a cada edição é registrado um número crescente de pessoas que demonstram estar conscientes da importância de preservar a saúde. O evento é promovido pelo Centro de Diabetes de Sergipe e conta com o apoio integral da Universidade Tiradentes, através das ações praticadas pelos alunos dos cursos da área da Saúde, especialmente Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física.

Segundo o médico endocrinologista e diretor técnico do Centro Diagnóstico de Sergipe, Raimundo Soutero, o objetivo para a realização das campanhas de forma continuada é conscientizar a população sobre a doença, como evitar, diagnosticar e tratar. Segundo ele, existe no mundo todo, uma finalidade de tentar mostrar a necessidade de prevenção e profilaxia do diabetes, além de dar maior visibilidade a esse problema que é de saúde pública.

“Quando a pessoa descobre que é diabético, principalmente a do tipo 2, já tem mais de dez anos que é diabético, por tanto já tem neuropatia, alterações do fundo de olho, então diagnosticar não é o grande objetivo que o mundo tem, e sim diagnosticar precocemente para evitar que quando se descubra o problema não esteja crônico. Dentro de pouco tempo teremos de 12 a 15% da população, principalmente na faixa etária de 40 a 60 anos, e principalmente as mulheres menopausadas”, salientou Sotero.

Em direção à Sementeira

Em direção à Sementeira

Para a professora e Biomédica Adriana Guimarães, a participação dos alunos do curso de Biomedicina da Unit em campanhas desse tipo revela o interesse da comunidade universitária em desenvolver trabalhos extensionistas que ofereçam à população mecanismos de defesa através da conscientização da prevenção.

A caminhada teve como ponto de partida a Praça do Mini Golf e ao chegar ao Parque da Sementeira, os participantes obtiveram dos acadêmicos orientações sobre a conduta adequada para a prevenção do diabetes, além de testes para aferição da glicemia capilar e encaminhamento, quando necessário para exames mais específicos. “Para os alunos do curso de Biomedicina que já participa há várias edições do evento, é sempre gratificante desenvolver um trabalho de extensão como este, afirmou a professora Synara Alexandre, do UnitLab.

Compartilhe: