ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove ações de saúde


às 19h36
Compartilhe:
Ações na comunidade

Ações na comunidade

Alunos dos cursos de Técnico em Enfermagem e de Técnico em Agente Comunitário, promovidos pelo Pronatec – através da Unit -, realizam atividades extensionistas no município de Estância e na capital sergipana.

As ações coordenadas pela professora Soraya Gomes Salim Costa, do Campus Estância, responsável pela disciplina Ética Profissional, obtiveram resultados animadores. Inicialmente, os alunos elaboraram um questionário e foram às ruas para a realização de uma pesquisa de campo com a comunidade buscando avaliar o ponto de vista de cada pessoa pesquisada em relação ao atendimento dos profissionais de saúde e sobre a situação dos hospitais, bem como o que deve ser mudado para a obtenção de uma saúde de melhor qualidade.

“Os resultados mostraram que ao final cada grupo elaborou um relatório sobre as vistas realizadas, fazendo uma analise critica sobre a situação atual da saúde em nosso município e a conclusão do que precisa ser feito por eles enquanto profissionais da saúde para fazer a diferença”, salienta a professora Soraya.

A ética como fonte de estudo

A ética como fonte de estudo

Num segundo momento, foi trabalhado pela docente com seus alunos o código de Ética de Enfermagem com o propósito de levar ao conhecimento dos futuros profissionais as informações necessárias sobre o que regulamenta o exercício profissional. A aplicação de uma dinâmica de grupo tornou mais dinâmica a atividade em sala de aula.

“A aula foi bastante produtiva e divertida, ao final todos os alunos resolveram pintar o nome ética na face e sair pela Universidade para provocar a curiosidade dos colegas e falar sobre a necessidade da ética na vida pessoal e profissional”, lembra a professora Soraya.

E como forma de encerrar as atividades práticas nesta fase do curso, os alunos realizaram uma campanha de doação de sangue e cadastro no banco de medula óssea, o Hemose.

A ação extensionista contou com a participação de 200 estudantes do curso técnico em enfermagem e 50 alunos do curso técnico em agente comunitário de saúde.

Doação de sangue: um gesto de solidariedade

Doação de sangue: um gesto de solidariedade

A proposta da campanha surgiu durante a realização de um trabalho de ética voltado para a prática da solidariedade. “A ideia dessa campanha é estimulá-los a olhar o próximo como cada uma gostaria de ser olhado”, conclui a professora que enfatiza outro momento importante da campanha foi a realização do cadastro no banco de medula óssea.

Compartilhe: