ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove aula inaugural para os cursos de licenciatura


às 19h07
Compartilhe:
A doutora Andréa Karla Ferreira Nunes

A doutora Andréa Karla Ferreira Nunes

O encontro promovido pelas coordenações dos cursos reuniu calouros e veteranos no Teatro Tiradentes.

Durante a noite dessa segunda-feira, dia 10, alunos e professores dos cursos de Geografia, Letras Português/Inglês, História e Pedagogia tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra proferida pela professora doutora Andréa Karla Ferreira Nunes sobre a importância do Enade.

Ao abordar o tema, ela lembrou que desde que assumiu a gerência do Enade vem executando um trabalho pedagógico atuando não apenas com aqueles que irão fazer a prova, mas, também, com os ingressantes. “O Enade, com o concluinte é fruto de um trabalho pedagógico que o curso faz desde que o aluno ingressa na universidade e o exame da prova do Enade revela a fidelização da entrega que fizemos durante todo o curso”, lembra a palestrante.

Durante sua fala, a professora ressaltou como um dos itens importantes é que desde 2010 o conceito do Enade já está valendo para seleção do mestrado. Ela acrescentou que a impressão que se tinha de que o aluno fazia o Enade para avaliar a instituição vem sendo modificada. “É uma forma de o aluno estar dizendo à instituição que aquele curso que ele fez foi muito bem preparado e está dizendo para o mercado de trabalho (com a nota que for avaliado) que ele é um excelente profissional”, lembra a palestrante.

O público formado por professores e alunos

O público formado por professores e alunos

Para o professor Rogério Freire Graça, coordenador do curso de História, lembra que durante o período letivo seus alunos estarão fazendo a prova do Enade.  Dai a palestra ter sido propícia para esclarecer, tanto aos alunos quanto aos próprios professores, questões pertinentes ao exame que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Por sua vez, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Vanda Maria Campos Salmeron Dantas ratifica a importância do momento por promover uma integração entre os calouros e veteranos mostrando a importância do acolhimento e da socialização e por oferecer a todos os alunos informações que são consideradas fundamentais quando o assunto é o Enade. “Queremos mostrar para os acadêmicos a importância da contextualização nas atividades da academia para o seu conhecimento e para a boa aprovação no Enade”, afirma a docente.

Compartilhe: