ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove curso internacional em Saúde Global com foco em inovação e tecnologia

Em parceria com a Cambridge Health Alliance, o curso é gratuito e ocorre entre 8 de julho e 2 de agosto

às 20h26
Compartilhe:

A importância de ter profissionais da saúde atualizados não pode ser subestimada, e essa atualização começa na formação superior. Os avanços rápidos na área médica demandam que estudantes e profissionais estejam em constante aprendizado. Pensando nisso, a gerência de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Cambridge Health Alliance, está promovendo a quarta edição do Curso Internacional em Saúde Global, com o tema “Inovação e Tecnologia em Saúde”. 

“Nos dias de hoje tem sido crescente a demanda por cursos de atualização com certificações internacionais. O Curso Internacional em Saúde é importante porque possibilita aos estudantes o contato com pesquisas e metodologias avançadas na área de inovação e tecnologia na área de saúde. Através de palestras, ministradas por profissionais renomados de instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos, o curso enriquece e amplia a visão dos estudantes sobre os novos debates, conhecimentos e abordagens que estão sendo desenvolvidos nos diversos segmentos da saúde”, destaca a assessora de Relações Internacionais, Júlia Gubert.

O curso, que teve início no dia 8 de julho e segue até 2 de agosto, é gratuito e aberto a todos os estudantes da área da saúde. Além disso, ele inclui oito aulas síncronas, realizadas às terças e quartas-feiras, das 19h às 21h. A metodologia adotada nas aulas síncronas, conforme explica Júlia, facilita a aprendizagem ao permitir interações diretas com especialistas, esclarecendo dúvidas em tempo real. “A metodologia consiste em exposições detalhadas pelos professores sobre temas específicos de inovação e tecnologia em saúde”, acrescenta.

Tema e destaques 

O tema “Inovação e Tecnologia em Saúde” foi escolhido devido à sua relevância crescente na Unit e ao potencial de aprendizado oferecido pela Cambridge Health Alliance. “Os temas do curso são alinhados com a coordenação do curso de Medicina, visando trabalhar tópicos que estão em alta na área da saúde. Além disso, como o curso é ministrado por profissionais do CHA e instituições parceiras, sempre buscamos temas em que esses profissionais possam trazer o máximo de conhecimento e novidade para os nossos estudantes”, ressalta a assessora.

Um dos destaques do curso é o acesso a conhecimentos e práticas inovadoras desenvolvidas em Boston, uma das capitais globais da medicina. “Os principais benefícios incluem o acesso privilegiado a conhecimentos de ponta e práticas de saúde inovadoras desenvolvidas em uma das capitais globais da medicina. Além disso, os estudantes têm a chance de estabelecer redes de contatos valiosas com profissionais da saúde internacionalmente reconhecidos, o que pode abrir portas para colaborações futuras e oportunidades de carreira”, afirma Júlia Gubert. 

Atualização profissional para o futuro da saúde

Estudantes como Karen Oliva, do 6º período de Biomedicina, valorizam a internacionalização do currículo e a oportunidade de praticar inglês. “Adorei a hospitalidade deles e a abordagem dinâmica através de discussões com os discentes e, principalmente, agradeço pela oportunidade de praticar o inglês. Além do peso de ter no currículo uma instituição renomada como a Cambridge, a perspectiva de observar todos os aspectos que permeiam a saúde do paciente com certeza foram os ganhos de maior destaque para mim. Dessa forma, posso ser uma futura líder preocupada em inovar e garantir que todos os entes envolvidos estejam satisfeitos com o serviço prestado/acolhido”, comentou Karen. 

Ela destaca que o curso tem proporcionado uma visão aprofundada e detalhada sobre a saúde, com interações que sanam dúvidas em tempo real e promovem uma compreensão mais completa dos temas abordados. “Através das diversas experiências profissionais de cada convidado, abordamos a saúde em suas mais diversas aplicações, seja na esfera coletiva ou na segurança cibernética. Tudo o que vimos até agora pode servir de inspiração para futuras aplicações aqui no Brasil. Uma das melhores observações sobre o conteúdo é que nada é superficial; tudo é aprofundado e detalhado. Se surgirem dúvidas, elas são sanadas ao longo das aulas”, afirmou a estudante.

O estudante do 5º período de Farmácia, João Pedro Bezerra Gonzaga, destacou a importância do curso para ampliar sua visão sobre ferramentas inovadoras na saúde. “As duas primeiras aulas falaram respectivamente sobre o uso da tecnologia na área da saúde, exemplos, como ela é usada nos Estados Unidos, como ela surgiu, algumas leis, benefícios, etc.”, relatou João. Ele acredita que o curso terá um impacto significativo em sua formação e carreira futura na área da saúde.

Para receber o certificado de 30 horas, os estudantes precisam cumprir 75% de presença e ter um rendimento de pelo menos 60% nas atividades. “A Gerência de Relações Internacionais da Unit atua na construção e no gerenciamento geral das atividades do curso. A partir disso, a equipe tem apoiado os estudantes facilitando o acesso aos recursos didáticos do curso, incluindo o acesso à plataforma de ensino à distância, gravando e disponibilizando as gravações das aulas e a lista de presença e recebendo sugestões de melhorias”, finaliza Júlia Gubert.

Leia também: Doutoranda da Unit recebe bolsa da CAPES para doutorado sanduíche na Espanha

Compartilhe: