V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit promove Semana de Radiologia e sedia Congresso de Tecnologias Radiológicas


às 17h37
Compartilhe:

 

A conferencista Maria das Graças Tavares Magalhães

A conferencista Maria das Graças Tavares Magalhães

“Os avanços tecnológicos promovendo a educação e o crescimento evolutivo profissional” é o tema que mobiliza durante toda esta semana estudantes, professores e profissionais convidados para dois grandes eventos na área da saúde

 

Com uma programação elaborada para dois momentos, teve início na noite dessa segunda-feira, dia 4, no Teatro Tiradentes, a 1ª Semana de Radiologia da Unit.  Na oportunidade, Maria das Graças Tavares Magalhães considerada como uma das mais importantes autoridades no país no estudo dos avanços das técnicas radiológicas abordou o tema Tomografia e os mais modernos avanços tecnológicos – tomossíntese mamária: conceitos e posicionamento.

Ao discorrer sobre a nova tecnologia aplicada pelos radiologistas para a detecção do câncer mamário, a conferencista da noite, professora Maria das Graças diz que a tomossíntese mamária representa uma metodologia muito nova que vem alcançando sucesso no mundo inteiro porque revela lesões que nem a tomografia digital consegue revelar.

Professor Evandro Duarte, representando o professor Uchôa

Professor Evandro Duarte, representando o professor Uchôa

Trata-se, portanto, de uma aplicação avançada da mamografia digital que permite uma avaliação tridimensional da mama; o equipamento de tomossíntese é semelhante ao da mamografia. Na tomossíntese mamária, são obtidas múltiplas finas imagens da mama, que são analisadas em uma estação de trabalho dedicada com monitores de alta resolução. Ela é realizada com a mama comprimida, como na mamografia, e a duração do exame é curta.

Ao falar sobre a 1ª Semana de Radiologia e sobre o Congresso Brasileiro de Tecnologias Radiológicas (que acontece a partir dessa sexta-feira, 08), no Teatro Tiradentes, Márcio França, presidente do Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia – 7ª Região e supervisor de aplicações radiológicas da Unitmed afirma que esse momento é de grande relevância para a comunidade universitária e para os profissionais que já atuam no mercado sergipano. “Nós conseguimos unir dois grandes eventos, apesar da grande expectativa do curso, uma vez que estamos apenas no segundo semestre e por consequência, essa é a nossa primeira semana”, lembra. Em relação ao Congresso Brasileiro Márcio lembra que o mesmo acontece a cada dois anos e que a vinda do mesmo para Sergipe atende a uma reivindicação da classe.

Participação dos alunos do curso na noite de abertura

Participação dos alunos do curso na noite de abertura

O coordenador do curso, professor Fábio Rollemberg diz que os dois eventos concretizam todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por sua coordenação para a implantação do curso de Tecnologia em Radiologia pela Unit . Ele lembra que todas as palestras são voltadas para a parte prática do curso, onde os alunos terão uma visão ampla da forma como irão trabalhar ao se tornarem habilitados para a profissão.

Por sua vez, o diretor adjunto de Graduação da Unit, professor Evandro Duarte a realização de dois grandes eventos em uma única semana representa um importante momento para que os alunos possam aperfeiçoar os seus conhecimentos.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: