ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove workshop sobre inovação e tecnologia

Iniciativa foi realizada, no último dia 17, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da instituição de ensino no município sergipano de Neopólis

às 11h06
No último dia 17 de março, a Universidade Tiradentes, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPED – da instituição de ensino em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, realizou o II Workshop do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica – NCT &I EB. O evento aconteceu no Centro de Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco, na cidade de Neópolis.
Compartilhe:

A iniciativa faz parte de uma das ações desenvolvidas pelo Núcleo, projeto financiado por Edital da CAPES/FAPITEC e coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Educação e Sociedade – GECES – do PPED. A atividade contou com participação de 120 alunos, gestores e professores da Escola Família Agrícola Ladeirinhas – EFAL – e do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva – CEEPAPS –.

As instituições de ensino ofertam ensino médio na modalidade técnico-profissionalizante e, desde 2015 juntamente com as equipes do Núcleo, desenvolvem oficinas de criatividade e resolução de problemas, letramento multimidiático e alfabetização informacional, scratch e gamificação em matemática. Todos os trabalhos culminaram na elaboração de produtos, maquetes, mapas mentais e vídeos que foram apresentados neste Workshop.

O estudante Ermício Lima, do 3º ano da EFAL, bolsista de iniciação científica do projeto, apresentou a maquete do trabalho intitulado “Reaproveitamento da Água do Banho”, desenvolvido a partir do desafio proposto pelo professor Mestre Danilo Batista – IFES – responsável pela oficina de gamificação em matemática. “O que mais me alegrou foi ver que meus amigos e professores gostaram do projeto e vão se aproximar mais ainda, pois teremos turmas que ainda vão iniciar as oficinas”, declara. O projeto será financiado pela Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

O desenvolvimento de estratégias e objetos de aprendizagem que tenham aplicabilidade nos estudos e nas futuras atividades profissionais dos estudantes é a principal estratégia das oficinas desenvolvidas pelo NCT&I EB.

Segundo Dayana Soares, coordenadora do CEEPAPS, o Workshop foi uma oportunidade de integrar as duas escolas participantes e estimular professores e estudantes a produzirem, em especial considerando o conteúdo aprendido nas oficinas. “Essas oficinas são boas porque dinamizam o processo de ensino dos professores e aprendizagem dos alunos. São também formas das escolas estarem ligadas ao meio científico, considero algo positivo”, afirma.

O evento é uma oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo realizado e que, apesar das dificuldades, já resultados entre os jovens participantes. “Entendemos que é possível trabalhar com estratégias de uso dos meios de comunicação a partir de uma proposta de letramentos multimidiáticos para um melhor uso das mídias tanto em níveis pessoais como profissionais. Hoje, esses jovens já apresentam mais habilidades e olhar critico para estarem inseridos num mundo digital”, avalia o Professor Dr. Ronaldo Linhares, coordenador do NCT&I EB e do GECES.

Compartilhe: