ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza a 10ª Seminfo


às 17h46
Compartilhe:
Os palestrantes: Roger Tavares (à direita) e Diego Cordeiro Braboza

Os palestrantes: Roger Tavares (à direita) e Diego Cordeiro Braboza

Com o tema “Descobrindo a arte de criar jogos”, alunos do curso de Informática, professores e convidados realizam durante três dias consecutivos um evento recheado de atrativos no campo da tecnologia.

 

Logo durante a abertura da Semana de Informática da Unit, ocorrida na noite dessa quarta-feira, no Auditório Padre Melo, localizado no Campus Aracaju Farolândia, os docentes dos cursos coordenados pela professora Daniele Amaral Menendez tiveram a oportunidade de participar de duas importantes conferências cujo único teor leva em consideração a importância e o design dos jogos desde a sua criação até a fase contemporânea, quando são utilizados os recursos da tecnologia para o seu aprimoramento.

Ao falar sobre o desenvolvimento de jogos em Unity, o carioca Diego Cordeiro Barbosa ressaltou que essa é uma ferramenta poderosa e barata, que vem sendo bastante utilizada na área de jogos, popularizando cada vez mais o desenvolvimento. “Além dos jogos, a ferramenta Unity também é utilizada na área de simulação, onde atuo com maior intensidade”, lembra o palestrante enfatizando sempre que a expansão da citada ferramenta favorece não apenas ao mercado, mas aos profissionais que trabalham na área do desenvolvimento tecnológico.  Diego Cordeiro afirmou que muitos jogos independentes começam a surgir desenvolvidos por pessoas em suas próprias garagens com a vantagem de ser diferentes dos jogos convencionais, produzidos pelas empresas e que também abrem mercado de trabalho para quem lida com a tecnologia e a cibernética. “Sempre existe o espaço para alguém chegar lá e inovar com a adição de novidades no setor”, reconhece Diego, que destacou para os alunos a importância dos jogos educativos, criados com a especificidade de oferecer conhecimentos.

Participação dos jovens é intensa na 10ª Seminfo

Participação dos jovens é intensa na 10ª Seminfo

Também focado no tema jogos, contudo, direcionando sua palestra para o tema Game Design, o segundo convidado da noite, o potiguar Roges Tavares falou sobre o conjunto de conhecimentos que são utilizados para a criação da arquitetura dos jogos.  Ele afirmou que a roupagem utilizada pelos jogos de computador é nova e vem sendo utilizada por uma geração recente. Disse isso lembrando que falar da arquitetura dos jogos remete o indivíduo há mais de cinco mil anos, quando os primeiros jogos foram criados. “Eu não sei qual será a roupagem utilizada na próxima geração, mas sei que a utilização dos jogos é importante para o desenvolvimento cognitivo do ser humano”, destaca o palestrante em sua fala, revelando para os alunos e convidados presentes à abertura da Seminfo, pesquisas realizadas por ele e que mostram como o computador se apropriou desse tema tão instigante, principalmente para os jovens.

“Ao comemorarmos 10 anos de realização da Seminfo escolhemos como temática básica o tema Jogos por se tratar de algo que desperta muito interesse da juventude”, lembra a professora Daniele, acrescentando que o objetivo do evento é desvendar mistérios uma vez que, segundo ela, muitas pessoas pensam que jogo é só diversão e que na realidade é muito mais que isso. “Queremos mostrar para os alunos quais são os passos necessários que devem ser utilizados para a confecção de um jogo que geralmente é utilizado como diversão”, conclui a professora.

Além das palestras que mobilizam os alunos, a Semana de Informática da Unit oferece uma programação recheada de cursos que orientam os participantes sobre o desenvolvimento e a produção de games. Imperdível!

Veja a programação em https://ww3.unit.br/seminfo/

Compartilhe: