“Queremos dizer aos nossos alunos o que um biólogo pode fazer, qual é o seu papel tanto no ensino, que está ligado a licenciatura, quanto na pesquisa que está ligada ao bacharelado. O encontro é o momento de aprofundarmos ainda mais as discussões sobre a profissão”, destaca o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unit, professor Saul Santos.
O professor Cleverton Almeida, licenciado em Ciências Biológicas, ministrou a palestra sobre desafios contemporâneos do ensino de ciências abordando a legislação que rege a profissão. Destacou as leis e decretos que norteiam a área e em seguida enfatizou os três campos de atuação que os alunos podem optar, o bacharelado, a licenciatura e a análise clínica..
Ao falar sobre os principais desafios da área, o professor enfatizou o distanciamento entre a teoria e a prática e salientou a necessidade de uma vivência maior do que é a sala de aula antes da conclusão do curso. “Os alunos estão necessitando cada vez mais de contato com a sala de aula para vivenciarem essas dificuldades”, destacou o palestrante.
Ainda dentro da abordagem sobre dificuldades no ensino da ciência, o professor Cleverton Almeida destacou que a metodologia é conteudista, baseada na memorização, um conteúdo extremamente extenso que não se coaduna com a realidade contemporânea.
“O aluno tem acesso a um grande número de informações, no entanto, acaba não se tornando um bom gestor dessa informações e é isso o que precisamos formar, um aluno alfabetizado cientificamente, com censo crítico e capacidade de gestão é o grande objetivo do ensino de biologia”, completa.