ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza Semana Acadêmica


às 18h04
Compartilhe:
Palestrante lembra que a contemporaneidade é histórica

Palestrante lembra que a contemporaneidade é histórica

Os cursos de História e Geografia se uniram para realizar durante cinco dias consecutivos um evento onde o tema principal discute a formação do professor

A abertura da Semana aconteceu na noite dessa segunda-feira, 18, no Auditório Geraldo Chagas Ramos, do Campus Centro da Unit. Presentes à solenidade, professores e estudantes das duas graduações, além de palestrantes convidados que, durante o período do evento, discorreram sobre temas como o proferido pelo professor Florisvaldo Santos, da UFS, sobre a formação do professor de Geografia e História no Brasil.

Ao abordar o tema, o palestrante destacou aspectos que devem ser levados em conta no desenvolvimento das ações acadêmicas como, por exemplo, a evolução das metodologias aplicadas às profissões. “Hoje, nossa realidade é bem diferente e estudar história não significa buscarmos apenas as informações do passado; é necessário compreendemos que ela é construída a partir da nossa própria contemporaneidade”, alerta o palestrante.

Para o coordenador do curso de História, professor Robério Freire, essa é a oportunidade de ser levada em conta a interdisciplinaridade. “Integralizamos os nossos alunos e ao mesmo tempo estamos comemorando os 10 anos do curso de História e focamos nas novas vertentes dessas profissões para que os nossos alunos possam conhecer a realidade da profissão que abraçaram”, salienta o professor Robério.

Professores e alunos discutem aspectos das licenciaturas

Professores e alunos discutem aspectos das licenciaturas

O coordenador do curso de Geografia, professor Adailton Barroso, se mostra preocupado com os problemas que afligem os professores que atuam nas duas áreas no Brasil. “Nós sabemos que hoje esses cursos vivem um momento em que parece não despertar o interesse do indivíduo para estas licenciaturas. Precisamos reverter esse quadro e a realização de uma semana como essa representa uma alternativa muito salutar”, lembra o docente.

Ao representar o professor Uchôa durante a abertura da Semana Acadêmica, o coordenador de Extensão, professor Gilton Kennedy Souza Fraga, lembrou que o evento congrega áreas específicas do conhecimento, especialmente aquelas em que se destacam a formação do professor. “Essa é a oportunidade para que os nossos alunos possam debater a forma como deverão atuar quando chegarem ao mercado de trabalho”, lembra Kennedy.

Compartilhe: