Com a temática ‘60 anos de psicologia no Brasil: desafios e perspectivas para o futuro da profissão’, a Universidade Tiradentes (Unit) realiza a Semana de Psicologia 2022, de 17 a 19 de novembro, no campus Farolândia. O tema central está relacionado ao momento atual que a sociedade vive, de instabilidade e mudanças que gera novos desafios para o profissional. Durante a abertura, a palestra principal foi sobre ‘Saúde mental e vida universitária: inimigas ou aliadas?’.
De acordo com o coordenador operacional do curso de psicologia, Msc. Saulo Barros de Almeida, falar sobre saúde mental na universidade influencia qual o rumo da carreira o futuro profissional escolherá. “O cuidado com a saúde mental, dar atenção para que a gente passe a ter maior aproveitamento dentro do curso de psicologia em especial, tem uma ligação com o futuro muito importante que é a perspectiva de futuro profissional”, diz.
“‘Eu vou para o mestrado’, ‘eu vou fazer uma residência’, ‘eu vou abrir um consultório’, ‘eu vou colocar currículo em empresa’, ‘eu vou prestar concurso público’… esse é um dos pontos que vai angustiando cada vez mais alunos quando na reta final. Por isso, uma conexão com o futuro em termos de mercado de trabalho, em termos de orientação é muito importante, aí entra a questão que outros colegas vão seguir nesse caminho também. Essa trajetória de compartilhamento também é importante nesse aspecto da saúde mental”, acredita o coordenador.
Na palestra de abertura, o professor doutor Diogo Araújo, abordou o tema ‘Saúde mental e vida universitária: inimigas ou aliadas?’, apresentando cinco itens que são considerados heróis da saúde mental na universidade: fazer amizades; ter bons professores; participar de atividades interessantes, estimulantes e práticas; falar sobre as insatisfações; e ir à festas, comemorações e encontros.
“Na universidade, algumas experiências profissionais e aulas marcam mais do que as experiências do ensino médio. O que mais vai ficar são as experiências compartilhadas com os amigos. Realmente, é preciso estudar, mas tem que balancear. A vida está acontecendo enquanto a universidade está acontecendo também”, comenta.
Programação
17/11/2022
18h45: Bloco G, Auditório A – Cerimônia de Abertura
19h30: Bloco G, Auditório A – Palestra 60 anos de Psicologia – Prevenção contra maus tratos na infância: Crenças sobre punições físicas, avaliação de intervenção para pais e de treinamento para psicólogos(as) e assistentes sociais.
Prof Dra Priscila Lawrence
Mediação: Prof MSc. Jamille Figueiredo
20h40: Bloco G, Auditório A – Intervalo, Coquetel de Abertura e Apresentação cultural
Prof Dayanne e Lari Lima
21h20: Bloco G, Auditório A – Apresentação de Liga/projeto: Liga Acadêmica de Psicologia Social, Liga de Gestalt-Terapia
21h30: Bloco G, Auditório A – Lançamento de livros
1) Luto – um PsicoDrama de todos nós
Prof Vanessa Ramalho
2) Relações de Gênero e Escutas Clínicas: Vol II
José Stona
3) Manual de Terapia Afirmativa: um guia para a psicoterapia com pessoas LGBTQ+
Mozer Ramos
Confira o restante da programação no site.
Leia também: Síndrome do Impostor: o que é e como lidar com a autocrítica excessiva