V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit recebe mais quatro exames de proficiência

Além do IELTS, alunos e profissionais poderão se inscrever nos exames KET, PET, FCE e TKT

às 19h08
Compartilhe:
Inscrições para participar do exame de proficiência seguem até 21 de junh

Inscrições para participar do exame de proficiência seguem até 21 de junho

Até ano passado, para obter uma certificação em exames como Key English Test – KET, Preliminary English Test – PET, First Certificatite in English – FCE e Teaching Knowledge Test – TKT, estudantes em Sergipe tinham que se deslocar para outros Estados do Brasil e procurar instituições conveniadas com universidades no exterior que disponibilizasse essas provas de proficiência. A partir do mês de julho, a Universidade Tiradentes disponibilizará, além do International English Language Testing System – IELTS, mais quatro opções de exames de proficiência para alunos e profissionais que queiram testar seus conhecimentos na Língua Inglesa e/ou pleitear uma bolsa de estudos em instituições pelo mundo.

As inscrições já estão abertas para comunidade acadêmica e externa e seguem até o dia 21 de junho. As provas serão realizadas nos dias 25 de julho para o KET e PET; e 26 de julho para FCE e TKT. “São certificados conhecidos mundialmente, um adicional muito grande para o currículo”, considera o coordenador do curso Unit Idiomas José Cardoso Junior.

O interesse dos alunos por um método de avaliação a nível mais básico e intermediário e que garantisse reconhecimento internacional foi um dos principais motivos para a oferta dos exames na instituição. Através de parceria com uma empresa vinculada a Universidade de Cambridge e ao British Council foi possível ofertar as provas para os alunos. “A Unit é quase que pioneira no Estado oferecendo esses exames. Sabemos que na instituição existe uma grande quantidade de estudantes que conhecem o idioma e nada mais conveniente do que trazer essas provas. Para que os alunos tenham um diferencial a mais na carreira”, completa o docente.

As provas são ministradas por instrutores vinculados a Universidade de Cambridge e dividas em quatro habilidades: Listening, Speaking, Writing e Reading.

NÍVEIS

Para cada nível do aluno existe um tipo de prova. O KET é o mais básico dos exames e é destinado a alunos que estão entre o primeiro e segundo ano do inglês. O PET é indicado para estudantes que estejam terminando o quarto ou quinto semestre do curso e já dominam um pouco mais o idioma.  O FCE é para alunos que possuem inglês avançado. Este exame já é aceito em alguns países e programas de bolsas de intercâmbio, a exemplo do Ciência sem Fronteiras. O TKT é um exame mais específico, voltado para treinamento de professores e requer nível avançado.

“Eu recomendo ao estudante fazer os três primeiros exames porque servem para ele se policiar e avaliar sua evolução no idioma. O aluno que possui a certificação no FCE, por exemplo, prova que conhece a Língua Inglesa e está bem preparado para estudar em universidades de outros países”, acrescenta o coordenador.

Compartilhe: