Buscar especialização e aprimoramento acadêmico em instituições de renome internacional é um sonho para muitos estudantes. Essa experiência não apenas impulsiona o desenvolvimento profissional, mas também promove uma transformação pessoal, abrindo portas para novas culturas, conhecimentos e redes de contato. Compreender os caminhos para acessar essas oportunidades é o primeiro passo para uma carreira de impacto global.
Nesse contexto, a Universidade Tiradentes (Unit) recebeu no Tiradentes Innovation Center (TIC) um evento que oferece aos estudantes uma visão privilegiada sobre as possibilidades de intercâmbio em uma das universidades mais prestigiadas do mundo: a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O evento contou com a presença de Guilherme Lichand, professor de Educação na Stanford e coordenador do Laboratório Lemann de Educação, uma iniciativa dedicada a investigar os principais desafios educacionais do Brasil.
Lichand, que já havia visitado a Unit em 2020 para um curso em parceria com o Global MIT, retornou à instituição como parte de um “roadshow” pelas universidades do Nordeste. O objetivo da visita foi duplo: apresentar o trabalho desenvolvido por seu laboratório e divulgar oportunidades de mestrado e doutorado em Stanford. “Aqui em Sergipe, temos uma equipe da Unit envolvida no projeto, liderada pela professora Simone Amorim, que nos ajuda tanto na coleta quanto na análise dos dados. Compartilhei alguns desses resultados, inclusive em primeira mão, como parte desse tour que começou aqui pela Unit e segue por Maceió, Recife e Natal”, conta.
Conectando talentos
Além de mostrar os avanços das pesquisas, Lichand busca atrair talentos fora do eixo Rio-São Paulo, incentivando a busca por formação internacional. “Stanford é considerada uma das melhores universidades do mundo, especialmente na área de educação. O programa de pós-graduação é ranqueado entre os melhores dos Estados Unidos. Muitos dos principais nomes da educação brasileira já passaram por lá, desde ministros da Educação, governadores e senadores até acadêmicos de renome”, explica.
Domingos Machado, presidente do Innovation Center, contextualizou a importância da visita de Lichand, destacando que a palestra não exigia uma parceria formal entre as universidades, mas sim um convite aberto à candidatura de alunos. “O professor trouxe em sua apresentação uma pesquisa nacional chamada Equidade.info, uma plataforma de indicadores educacionais sobre o Brasil. Financiado pelo próprio laboratório de Stanford, o projeto tem como objetivo mapear e compreender os problemas reais da educação brasileira com base em dados. Embora seja um programa de acesso público, nesta fase ganhou um foco especial: incentivar que mais alunos do Nordeste considerem estudar nos Estados Unidos”, ressalta Domingos.
Preparação para o mundo
Selen Ive Carneiro, gerente do setor de Relações Internacionais da Unit, enfatizou a relevância desses momentos que inspiram os alunos a se prepararem para processos seletivos internacionais, pois os auxiliam a compreender como funciona o processo de admissão em instituições estrangeiras. “Esses programas exigem alguns requisitos, como o domínio de outro idioma, por exemplo, além de um currículo acadêmico bem estruturado ao longo da graduação. Eles também precisam se preparar para escrever boas cartas de motivação, saber destacar marcos relevantes da sua trajetória acadêmica, mostrar projetos em que atuaram, estágios, iniciações científicas, entre outros. É, sobretudo, uma oportunidade para que cada aluno compreenda como se tornar o protagonista da própria carreira e possa construir uma trajetória com projeção internacional, seja no campo acadêmico ou profissional”, elenca.
A palestra também atraiu jovens como Artur Argolo, estudante de ensino médio, que soube do evento através de sua mãe, amiga do palestrante. “Desde cedo, eu sempre tive vontade de mudar o mundo, de conhecer outras culturas e de estudar fora. Estar aqui hoje é uma grande oportunidade, principalmente para a gente, que é de Sergipe, um estado pequeno, de ter acesso a conhecimentos e experiências vindos de pessoas geniais, de lugares tão importantes do mundo. Isso amplia nossa visão de mundo e traz um conteúdo muito rico para gente”, compartilha.
Sobre a Universidade de Stanford
Localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, a Universidade de Stanford é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do mundo. Fundada em 1885, ela se destaca pela excelência acadêmica, inovação científica e impacto social. Seu campus abriga centros de pesquisa de referência global, como o Stanford Graduate School of Education e o Lemann Center for Educational Entrepreneurship in Brazil, além de ser berço de grandes nomes da tecnologia e da educação. Stanford é conhecida por sua forte cultura empreendedora, conexões com o Vale do Silício e rigor acadêmico, oferecendo programas de graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento, com uma estrutura de ponta voltada para o desenvolvimento de soluções que transformam realidades.
Leia também: Território, cultura e trabalho: estudo investiga realidade dos Xokó em Sergipe