ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe visita da Pró-reitora da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal

Nadine Trigo foi recepcionada pelo reitor da Unit, professor Jouberto Uchoa e visitou instalações da instituição de ensino

às 14h56
Compartilhe:

Na manhã da última quinta-feira, 03, a Universidade Tiradentes recebeu a visita de Nadine Trigo, Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional e Relações Internacionais da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. O objetivo da visita é conhecer mais a instituição de ensino, além de ampliar oportunidades de interação com programas de mestrado e doutorado.  O primeiro encontro agendado aconteceu no prédio da Reitoria do Campus Aracaju Farolândia.

Nadine Trigo foi recepcionada pelo reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, pelo superintendente geral do Grupo Tiradentes, professor Saumíneo Nascimento, pelo superintendente acadêmico, professor Têmisson José, pelo pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, doutor Diego Menezes, pela coordenadora de Relações Internacionais, Selen Carneiro e pelo assessor de R.I, Rafael Baldrighi. Na ocasião, o diretor executivo do Tiradentes Institute, em Boston, professor Otávio Correia também participou do momento por meio de videoconferência.

“Nós estamos conseguindo com sucesso, parcerias que engrandecem a universidade e nos leva a investir mais e mais nas relações internacionais. Esta com Portugal é importantíssima porque já temos algumas ações realizadas. Portugal apresentou um crescimento bastante considerável, é o melhor país da Europa em termos de pesquisa e educação, segurança e saúde, é um país ímpar. Com isso, queremos esta parceria para que nos propicie condições de crescer juntos com eles”, declara professor Uchôa.

A Universidade Fernando Pessoa é uma instituição de caráter privado, que foi reconhecida como de interesse público há 23 anos. “A UFP, sem dúvida nenhuma é a universidade privada portuguesa mais respeitada dentro e fora de Portugal. Para gente, foi um prazer estreitar o relacionamento, no ano passado através de tratativas, e este ano, aprofundando ainda mais para que a gente possa criar um ciclo permanente e mais forte de integração, construindo pontes permanentes entre as duas instituições”, afirma professor Otávio Correia. 

“É importante ressaltar que Portugal permanece sendo o maior destino dos nossos alunos. Eles agregam experiências e voltam para o Brasil fascinados com essas possibilidades e nós devemos contribuir ainda mais”, acrescenta o diretor.

Além da reunião, Nadine realizou visitas no Instituto de Tecnologia e Pesquisa, clínica odontológica, Ninota Garcia e participou de outros encontros. “Estou muito impressionada com a Universidade Tiradentes. É uma instituição onde me senti em casa porque é bastante semelhante da instituição de onde venho. Uma instituição fundada por uma família e que continua a ser gerida por esta família, com valor de responsabilidade social muito grande”, salienta Nadine.

“Estou impressionada com a dedicação de quem aqui trabalha e de todas as pessoas que estive em contato, da alegria e comprometimento com a instituição e com o sentimento de família e de equipe que existe na universidade”, assegura.

Termo de compromisso

Já na tarde da última sexta-feira, 04, foi realizada a reunião de encerramento e assinatura do termo de compromisso. “Nós já temos uma parceria de mobilidade de estudantes e a partir de agora, nós queremos aprofundar mais em termos institucionais aquilo que podemos fazer em conjunto. Então, vamos começar pela pós-graduação lato sensu, em dupla titulação, para além de projetos de investigação que permitam também uma presença maior da Unit em Portugal”, enfatiza Nadine.  

Compartilhe: