ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit registra maior delegação no Congresso Brasileiro de Termodinâmica

Evento aconteceu no início deste mês, em Uberlândia, Minas Gerais. Universidade Tiradentes foi representada por pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado

às 15h21
Compartilhe:
Pesquisadores e alunos da Unit em Minas Gerais

Pesquisadores e alunos da Unit em Minas Gerais

Docentes e discentes da Universidade Tiradentes formaram a maior delegação do 7º Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada – CBTermo –, realizado entre os dias 2 e 8 de novembro, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. O grupo da Unit contou com 26 pessoas, entre pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais – Nuesc/ITP/Unit –, alunos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Engenharia de Processos e Biotecnologia Industrial.

O grupo apresentou 12 trabalhos completos, desenvolvidos nas dependências da Universidade Tiradentes. Os pesquisadores da Unit também ministraram um módulo da Escola de Termodinâmica, que tem por foco a formação de pesquisadores em temas correlatos a esta área.
“A participação do grupo da Unit no 7º CBTermo foi bastante significativa e muito proveitosa para os discentes e docentes da casa. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com pesquisadores de diversos grupos de pesquisa, colaborando para diferenciar a sua formação acadêmica. A vivência com renomados pesquisadores nacionais e internacionais contribui para ampliar o leque de possibilidades dos discentes e propicia novas parcerias e colaborações para a Universidade”, comenta o professor Cláudio Dariva, coordenador do Nuesc/ITP/Unit.
“A participação maciça do grupo do Nuesc foi muito importante em diversos aspectos. Inicialmente, a comunidade acadêmica nacional pôde avaliar a qualidade das atividades de pesquisa que são conduzidas aqui na Unit, discutindo e opinando sobre os diversos trabalhos de nossa casa que foram apresentados. Ademais foi muito proveitoso para os discentes atestarem que as atividades que conduzimos aqui no não deixam em nada a desejar em comparação àquelas que são realizadas nas maiores IES e centros de pesquisa nacionais”, pontua o professor Elton Franceschi, do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais.
A repercussão da participação da Unit no 7º CBTermo e 4ª Escola de Termodinâmica foi tão positiva que a comunidade nacional foi unânime em apoiar que a próxima edição do evento seja realizada em Aracaju, em 2015, sob a coordenação do grupo de pesquisadores da Universidade Tiradentes.
 
O evento
O Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada – CBTermo – é um fórum de debates que agrega pesquisadores atuantes na Engenharia Química e de Petróleo, Química, Física, Biologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica, entre outros. Entre 2 e 8 de novembro de 2013 ocorreu o a sétima edição do CBTermo em Uberlândia-MG. Nesta edição, o congresso contou com expressiva de participação de pesquisadores de 41 Instituições Nacionais de Ensino Superior, que representaram todas as regiões do país, além da presença de renomados pesquisadores internacionais. Representantes de indústrias nacionais também estiveram presentes no evento buscando avaliar as tendências e pesquisas que estão sendo realizadas na área.
Compartilhe: