ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit renova acordo de cooperação com SergipeTec por mais quatro anos

Renovação de acordo com SergipeTec aconteceu na última sexta-feira, 16, para contribuir com o desenvolvimento da tecnologia e pesquisa no estado de Sergipe

às 15h42
Convênio entre SergipeTec e Unit é renovado por mais quatro anos
Convênio entre SergipeTec e Unit é renovado por mais quatro anos
Coordenador do PPED, professor Cristiano Ferronato também participa
Presidente do SergipeTec e reitor da Unit assinam convênio
Gestores do SergipeTec participam de momento
Pró-reitor de pesquisa e extensão da Unit, professor Diego Menezes, introduz o momento ao reitor da Unit, Jouberto Uchôa
Compartilhe:

Por Raquel Passos

A Universidade Tiradentes – Unit – renova o acordo de cooperação que já possui com o Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec – por mais quatro anos. O objetivo é continuar desenvolvendo atividades ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação, permitindo que as atividades cientificas, acadêmicas, empreendedoras e inovadoras ocorram entre as partes. A solenidade de assinatura aconteceu na manhã da última sexta-feira, 16.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, entende que o momento é oportuno para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado. “O SergipeTec pode continuar contando com toda a estrutura que a Unit oferece para contribuir nos avanços das pesquisas voltadas para o desenvolvimento tecnológico”, afirma.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e extensão da Unit, professor Diego Menezes, esse acordo possibilita relações bilaterais. “De imediato serão ações do mestrado e doutorado em Educação da Unit, mas possibilita adicionar outros planos de trabalho para que outras áreas da Unit, como a extensão e graduação possam usufruir dessa colaboração interinstitucional”, informa.

Segundo ele, a Unit possui assento no Conselho Administrador do SergipeTec para discutir mensalmente possibilidades de tornar o Parque ainda mais ativo. “A intenção é torna-lo cada vez mais protagonista no desenvolvimento de ações que transbordem para a sociedade em forma de melhorias e condições de vida, trazendo para Sergipe o pioneirismo na área cientifica e tecnológica”, completa professor Diego Menezes.

Para o presidente do SergipeTec, Brenno Barreto, esse convênio é um elo de ligação entre a academia e a sociedade. “Como temos os equipamentos e a Unit possui pesquisadores mestres e doutores, é fundamental para o Sergipetec ter essa parceria e fazer esse elo de ligação para estimular o pensamento da academia, retribuindo à sociedade na forma do pensamento”, explica.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor Cristiano Ferronato, como essa parceria surgiu. “Já faz um tempo e foi por meio da atuação do professor Ronaldo Linhares, coordenador da linha de pesquisa em Educação e Comunicação, que trabalha com novas tecnologias e tem uma grande história na educação de Sergipe. Essa aproximação feita por ele criou um novo elo hoje liderado pela professora Rita de Cássia, pois ela se tornou nossa aluna no PPED, desenvolveu dissertação voltada para alfabetização multimidiática e letramento orientada pelo professor Ronaldo”, diz Ferronato.

Atualmente, a Unit desenvolve oficinas a alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica. “Esperamos que impacte de forma concreta na alfabetização, no letramento multimidiático, trazendo novas tecnologias par a sala de aula e ampliando a atuação do PPED, para tentar reverter o baixo número de alfabetização em Sergipe e dar nossa contribuição. Afinal, o papel do PPED é esse”, explica o coordenador.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e extensão da Unit, uma outra área que a Instituição de Ensino Superior já interage com o SergipeTec é em relação aos campos de estágio para os universitários, possibilitando o aprimoramento de seus conhecimentos práticos.

“Na ocasião da assinatura do convênio, foi destacada a atuação do curso de Engenharia Mecatrônica, colocando que estão desenvolvendo alguns protótipos e esperam que tão logo possam ser apresentados, por enquanto estão recebendo atenção de proteção intelectual”, diz professor Diego Menezes.

Próximos passos

Segundo o presidente do SergipeTec, um novo encontro será marcado para levantar as sugestões das equipes do Parque Tecnológico e do PPED Unit, para, assim, desenhar um modelo ideal e atualizado de trabalho.

Compartilhe: