ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit retoma as aulas presenciais de forma gradual 

A retomada das atividades presenciais foi pautada nas orientações do Ministério da Educação e demais diretrizes governamentais

às 22h06
Compartilhe:

Com a flexibilização das diretrizes governamentais e seguindo as orientações do Ministério da Educação, diante do cenário de pandemia da Covid-19, a Universidade Tiradentes – Unit -iniciou o segundo semestre de 2021 com a retomada gradual das aulas presenciais.

 

“O retorno está ocorrendo de forma tranquila com adesão dos nossos alunos e com todos os cuidados no tocante às orientações e realização dos protocolos de Biossegurança. O campus está todo sinalizado com orientações de biossegurança e com uma rotina de limpeza e desinfecção de espaços bem rigorosa, além do distanciamento social nos espaços”, declara a professora Dra. Elayne Emilia Santos, coordenadora de área dos cursos de Exatas da Unit.  

 

Para ter acesso ao Campus, os estudantes devem ter realizado os cursos de Biossegurança e acessar o aplicativo “Volta ao Campus” e preencher diariamente o formulário disponibilizado pela instituição de ensino. “Neste instrumento são fornecidas informações de acompanhamento de cada pessoa que frequenta a universidade. O aplicativo visa garantir ainda mais segurança para todos nós porque controla o acesso aos nossos espaços e estará condicionado ao preenchimento de algumas questões objetivas e à capacidade dos espaços”, salienta a coordenadora de área dos cursos de humanas sociais e aplicadas, professora Dra. Danielle Thaís Barros.

 

Para a retomada, a Universidade Tiradentes também investiu modelo acadêmico HyFlex, com aulas simultâneas, além dos modelos habituais. “Os professores estão seguindo rigorosamente os protocolos de Biossegurança, assim como realizam capacitações para este retorno. Algumas disciplinas específicas passaram por uma pesquisa para averiguação da preferência do aluno em ter a modalidade das aulas presenciais ou de forma remota durante esse processo gradativo de retorno à presencialidade”, complementa a professora Danielle. 

 

No curso de Direito, por exemplo, as aulas práticas de estágio também já retornaram de forma presencial. “Quero dar boas-vindas a todos os alunos nessa retomada de uma forma parcial, especialmente nas disciplinas de estágio supervisionado que, sem dúvida, faz total diferença na formação de todos os alunos”, enfatiza o professor do estágio de Práticas jurídicas I e IV, Charles Albert Garcia.  A diretora do Campus Estância, Adriana Rocha, fez questão de receber os alunos no auditório do campus.

 

Para os estudantes da área da Saúde, as aulas práticas já estão, praticamente na sua totalidade, de forma presencial. “A retomada tem sido satisfatória com os alunos motivados e se sentindo seguros com os protocolos de biossegurança adotados pela instituição. As aulas estão fluindo bem, tanto as práticas laboratoriais quanto as teóricas elegíveis para a presencialidade”, destaca a professora Dra. Juliana Dantas, coordenadora área da Saúde. 

 

“As práticas presenciais nos cursos da Saúde são essenciais e estão previstas nas diretrizes curriculares dos cursos para melhor aprendizado técnico e pedagógico dos alunos”, finaliza a professora Juliana.

 

Leia também:

Diploma: reitor Jouberto Uchôa assina de próprio punho

Compartilhe: