ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia evento de Comunicação


às 19h50
Compartilhe:
O professor Laurindo Lalo Leal Filho

O professor Laurindo Lalo Leal Filho

O professor Laurindo Lalo Leal Filho, da USP, TV Brasil e TV Câmara, onde apresenta o programa Ver TV, proferiu na tarde desta quinta-feira, 26, no Auditório do Bloco C, Campus Aracaju Farolândia, palestra cujo tema “A Democratização da Comunicação e o papel da TV Pública na convergência Digital” despertou o interesse de profissionais da área e dos alunos dos cursos de Comunicação.

 

O assunto trazido à baila durante o seminário idealizado pela Fundação Aperipê em parceria com a Unit e a Secretaria de Comunicação de Estado permitiu uma acalorada discussão sobre digitalização, democratização da comunicação no novo patamar digital, bem como as perspectivas de fortalecimento das TVs públicas no País.

Segundo afirma o presidente da Fundação Aperipê, Luciano Correia, o seminário objetiva discutir as políticas de comunicação e o papel dos profissionais na luta pela democratização dos meios. Ele ressalta a importância de temas como o jornalismo cidadão na formulação dessas políticas.

 

Profissionais e acadêmicos da Comunicação presentes ao evento

Profissionais e acadêmicos da Comunicação presentes ao evento

Ao falar dos aspectos da Democratização da Comunicação, o palestrante reconhece que no Brasil ela é ultraconcentrada, fato que impede a manifestação de outras vozes. “É importante que a gente tenha um novo processo de comunicação no País a partir de uma nova legislação e a partir de emissoras públicas que possam concorrer com as emissoras comerciais que são hegemônicas”, afirma ele.

Como o tema tem uma relação estreita com a digitalização, o palestrante ressaltou que especialmente na TV ele vai abrir uma série de possibilidades a partir da tecnologia para que as vozes que hoje não têm espaço possam também se expressar contribuindo assim para a democratização.

“Desde que assumi a superintendência da Fundação Aperipê que aceno com a possibilidade de estender parcerias e a Unit é uma instituição com a qual desejo trabalhar”, diz o jornalista Luciano Correia, lembrando que já há uma parceira aonde a Unit vem fazendo a digitalização do acervo da TV Aperipê. “Espero que essa iniciativa seja a semente de um projeto continuado”, diz Luciano ao se referir ao seminário realizado na tarde desta quinta-feira, com significativa participação dos alunos dos cursos de Comunicação.

Professora Valéria Bonini e o Jornalista Luciano Correia

Professora Valéria Bonini e o Jornalista Luciano Correia

Para a professora e coordenadora dos cursos, Valéria Bezerra, parcerias firmadas entre a academia e instituições como é a Fundação Aperipê proporciona um momento de discussão com objetivos específicos. “Os cursos de Comunicação estão à disposição e pretendemos buscar outras parceiras”, afirma Valéria.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: