ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia Seminário Internacional Paralímpico Escolar do Nordeste

O evento acontecerá em julho e tem como objetivo capacitar futuros profissionais da área de saúde e pedagogia na atuação da prática desportiva para pessoas com deficiência

às 15h18
Compartilhe:

Com uma crescente mobilização pedagógica para motivar, capacitar e qualificar profissionais inseridos no contexto escolar, as escolas buscam garantir cada vez mais o acesso e a inclusão da prática esportiva de alunos com deficiência, seja física, visual ou intelectual, e assim, a descoberta de novos talentos do esporte paralímpico. Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Academia Paralímpica (APB), a Universidade Tiradentes foi o local escolhido para sediar o II Seminário Internacional Paralímpico Escolar, em Aracaju.

“O seminário irá compartilhar conhecimentos e ferramentas específicas sobre como integrar as práticas esportivas com políticas pedagógicas de inclusão, que eliminam barreiras e promovem acessibilidade”, afirma o professor doutor Estélio Dantas.

O evento estabelecerá conexões entre o saber prático e o científico e reunirá acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia e Educação Física, além de profissionais que atuam nos diversos níveis do sistema regular de ensino e na prática paradesportiva, bem como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

“O mercado atual é muito seletivo, então a proposta do evento é capacitar, qualificar e habilitar esses profissionais e acadêmicos para atuar na área de iniciação esportiva adaptada de crianças e adolescentes com deficiência”, ressalta Estélio.

Conferências, mesas-redondas e minicursos fazem parte da programação. Temáticas como “Atividades Facilitadoras de Inclusão por Meio do Esporte Paralímpico na Escola”, “Aspectos Médicos do Esporte Paralímpico”, “Conceitos e Terminologias Relativos às Pessoas com Deficiência a serem utilizados pela Mídia” e “Metodologia de Iniciação ao Paradesporto na Escola” serão debatidos no evento.

O II Seminário Internacional Paralímpico Escolar conta também com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.

Inscrições

O valor da inscrição é de R$50 por participante (taxa única) e inclui a participação geral no evento, com o acesso aos minicursos e a submissão de trabalhos científicos.

Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no site do evento.

Submissão de Trabalhos Científicos

Até o próximo dia 15 de maio, o site do II Seminário Internacional Paralímpico Escolar recebe a submissão de trabalhos científicos para publicação nas seguintes áreas temáticas: Esporte Paralímpico como conteúdo da Educação Física Escolar; Experiências e projetos de sucesso com atividade física e esporte adaptado para pessoas com deficiência; Fundamentos teórico-práticos do processo de ensino-aprendizagem do esporte Paralímpico; Inovação, Tecnologia e Adaptações na prática de esporte para pessoas com deficiência; Classificação Funcional e Avaliação Motora nos Esportes Adaptados; Atividade física e saúde para pessoas com deficiência e Administração, Gestão e Organização de Eventos em Esportes para Pessoas com Deficiência.

Compartilhe: