ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia roadshow de divulgação da Maratona Unicef Samsung

O evento foi realizado na última quinta-feira, 24, e recebeu cerca de 200 alunos e professores da rede de ensino do estado

às 14h07
Compartilhe:

Em uma iniciativa pioneira, a Universidade Tiradentes entrou na rota da Maratona Unicef Samsung, por meio do roadshow de divulgação. A ação acontece em todo país e realiza visitas nos estados com o objetivo de difundir e incentivar a participação de estudantes e professores de escolas públicas na maratona.

Com a temática central “Tecnologias Móveis nas escolas”, a maratona visa promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis para que sejam usados, posteriormente, em suas escolas, por professores e estudantes nas áreas de conhecimento do Ensino Médio previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Esta é a segunda edição da Maratona Unicef Samsung. No ano passado, o evento recebeu a inscrição de mais de 170 equipes. 

“O uso de dispositivos móveis nas escolas é uma realidade. O celular, por exemplo, pode ser utilizado para ajudar os alunos a aprenderem mais, tornar a aula mais dinâmica, enfim,  beneficiar a educação e tem tudo relação com a cultura do Tiradentes Innovation Center, que é uma incubadora de empresas, um espaço de aprendizagem”, comenta o professor Domingos Machado. 

“Por meio do centro de inovação, traremos algo inédito no Brasil. Se alguma equipe daqui de Sergipe passar na seleção, durante seis meses, estará dentro do Innovation Center e vamos apoiá-la e capacitá-la dentro das habilidades, para o desenvolvimento e a aplicação do aplicativo”, acrescenta. Para esta edição serão 20 selecionados de todo o Brasil. 

A Maratona acontece em três etapas: inscrição, seleção de propostas e desenvolvimento dos protótipos de aplicativos, testagem e mentoria.

“Por trabalharmos com todas as empresas de TI do Brasil, mostramos projetos e a partir do apoio de empresas realização a operação. Nós já estávamos conversando com o Ministério da Educação há algum tempo sobre esta mudança cultural que tem que existir nas escolas. A Unicef também queria fazer parte disso e a gente trouxe a Samsung para trabalhar com a gente”, explica Ana Beatriz Pires, representante da Softex. 

“A tecnologia e a educação andam juntas. A juventude de hoje nasce dentro da tecnologia. Quero mostrar também que a tecnologia tem milhões de oportunidades”, salienta Ana Beatriz.

O evento foi realizado através de uma parceria entre a Unit e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – Seduc. “Queria agradecer à Universidade Tiradentes.  É um momento que os alunos têm a possibilidade de trazer uma ideia para nossa rede, uma ideia por meio de um aplicativo que é uma ferramenta que todo mundo gosta e utiliza a todo tempo”, declara Geiza Lessa Sobral, coordenadora da divisão de tecnologias de ensino da Seduc.

O encontro aconteceu no auditório Padre Melo, Bloco D, Campus Aracaju Farolândia da Unit. 

Compartilhe: