ESTUDE NA UNIT
MENU

Universidade Tiradentes oferta mais de 900 vagas no FIES 2019.1

Medicina, Odontologia, Direito, Enfermagem e as Engenharias somam mais de 320 vagas para este semestre

às 00h25
Lucas Bezerra está concluindo sua graduação em Odontologia por meio do FIES
Lucas Bezerra está concluindo sua graduação em Odontologia por meio do FIES
Acesse unit.br/fies
Compartilhe:

Por Marcela Matos e Raquel Passos

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies – para o primeiro semestre de 2019 seguem abertas até o dia 14. São 100 mil vagas no Brasil. Em Sergipe, a Universidade Tiradentes (Unit) oferta 943 vagas distribuídas em diversos cursos da graduação nos campi de Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá. Medicina, Odontologia, Direito, Enfermagem e as Engenharias somam mais de 320 vagas. Estas e as dos demais cursos são definidas pelo MEC.

Desde o ano passado, o programa instituiu dois tipos de financiamentos: o Fies e o P-Fies. Em ambos os casos, são concedidos financiamentos a estudantes em cursos superiores com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior particulares aderentes ao programa. Até o momento, o programa só financia cursos na modalidade presencial.

Para concorrer a uma vaga é necessário que o candidato tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a redação. Alunos que já estão matriculados em uma universidade participar também podem recorrer ao programa.

“Os financiamentos oferecem oportunidades para as pessoas que não têm condições de pagar totalmente suas mensalidades, de fazer o seu nível superior em uma universidade de qualidade. Esta é uma grande chance porque o beneficiado só irá pagar depois que ele se formar. É a contribuição para a realização dos sonhos de milhares de jovens”, declara o Pró-Reitor Administrativo-Financeiro da Unit, professor Josenito Oliveira.

Casos como o do estudante Lucas Bezerra que desde a infância sonhava em fazer Odontologia. Encontrou no Fies a oportunidade para ingressar na Universidade Tiradentes e concretizar os seus objetivos. “Só estou conseguindo realizar este meu sonho graças ao Fies que me possibilitou estar em uma das melhores universidades do Brasil. Era um sonho de criança e só estou conseguindo realizar graças a essa possibilidade que obtive junto com a Unit. Sei que sairei daqui um ótimo profissional”, comenta o estudante prestes a se formar.

Critérios FIES

Além das 100 mil vagas para o Fies, que é voltado a alunos cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse três salários mínimos, o programa também destina, em todo o país, cerca de 450 mil vagas para a modalidade do P-Fies. Este é para estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda cinco salários mínimos. 

Os juros do financiamento são de zero por cento. Já o P-Fies possui juros variáveis, de acordo com as instituições financeiras privadas e abrange pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 14, exclusivamente internet, clicando aqui.

O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019 para as modalidades Fies e P-Fies será divulgado para o dia 25 de fevereiro.

Com informações do Ministério da Educação

Compartilhe: