ESTUDE NA UNIT
MENU

Universidade Tiradentes realiza 6ª edição do OBSCOM

O evento semestral reúne estudantes, professores e profissionais renomados da área de Comunicação Social

às 15h58
A sexta edição do Observatório de Comunicação da Universidade Tiradentes – OBSCOM – aconteceu na última quarta-feira, 13, no Campus Aracaju Farolândia. O evento semestral reúne estudantes, professores e profissionais renomados da área para discutir os desafios, dificuldades, possibilidades e estratégias frente às mudanças no mercado de trabalho. Desta vez, o tema foi o novo ambiente pós digital.
Compartilhe:

O evento teve como mediadores os professores Alexandre Chagas e Juliana Almeida e contou com a participação da doutora Lílian França, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe; Cássia Santana, jornalista do Portal Infonet e Carolina Franco, diretora executiva da TV Sergipe.

A jornalista Cássia Santana salienta que o evento é de extrema importância porque abre caminhos e debates fundamentais para profissão. Para a jornalista, que viveu a era do  mundo analógico, passou por essa transição e hoje trabalha plataformas digitais, o maior desafio para o profissional da comunicação é sair da setorização e encarar uma realidade multifuncional.

“Na era pré-digital a gente tinha mais dificuldade para encontrar as fontes, as notícias, mas, ao mesmo tempo, tinha facilidade de trabalhar de forma setorial. Hoje o jornalista é tudo, repórter fotográfico, editor, então esse é o grande desafio para primarmos a qualidade técnica da notícia”, afirma Cássia.

A professora Juliana Almeida destaca como fator importante do OBSCOM  a possibilidade de discutir uma vivência que vai além daquilo encontrado nos livros e nas discussões com os alunos. “É um momento que a gente tem para sair da sala de aula e fazer esse intercâmbio com os profissionais e entender o que está acontecendo lá fora. Essa troca de experiências é muito salutar até para que nós, professores, possamos trazer o que há de melhor para os nossos alunos”, diz.

“O OBSCOM sempre traz temas atuais, debates que fazem com que a gente saia muito mais preparado para o mercado de trabalho, sabendo quais são as novas temáticas, e hoje em dia isso é importante porque faz com que o aluno tenha essa capacidade de reflexão sobre diversos temas”, afirma o estudante Gustavo Rodrigues, do 8º período do curso de Jornalismo.

Compartilhe: