ESTUDE NA UNIT
MENU

Universidade Tiradentes recebe estagiário internacional

Por meio de convênio firmado entre a ABIPE e a Unit, Gjorgji Smilevski veio da Macedônia do Norte e iniciou estágio no Departamento de Tecnologia e Informação da Unit

às 11h10
Compartilhe:

A internacionalização tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia da Universidade Tiradentes. Por meio de convênios firmados com instituições de ensino do exterior, estudantes realizam mobilidade acadêmica na instituição de ensino, assim como, acadêmicos da Unit tem oportunidades internacionais e estudam em outro país. Iniciativas que só crescem a cada ano.

E, foi a partir desse crescimento aliado a novas perspectivas, que o departamento de Relações Internacionais da Unit firmou, no ano passado, novo convênio com a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil – ABIPE – para o programa International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Associação Internacional para o Intercâmbio de Estudantes por Experiência Técnica).  Agora, a instituição passa a receber também estagiários de outros países.

“Quando se pensa em internacionalização você agrega novos conhecimentos, seja quando pensamos em mobilidade acadêmica ou também receber de fora do país um futuro profissional dentro de um departamento. Essa experiência vai ter um poder multiplicador muito grande porque é a nossa primeira iniciativa de receber um estagiário internacional. Representa bastante para o setor e para a instituição de ensino”, declara a coordenadora de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro.

“O programa existe em mundo todo. Com isso, a nossa intenção é sempre agregar e integrar pessoas de outras culturas com os nossos colaboradores e alunos fazendo com que rompam barreiras, como é o caso da língua, e também possam aprender e organizar algo de forma mais produtiva e inovadora”, acrescenta.

Gjorgji Smilevski foi o primeiro contemplado e veio da Macedônia do Norte, na Europa, para estagiar no Departamento de Tecnologia e Informação – DTI – da Unit. Pela primeira vez experimenta uma perspectiva profissional em outro país. Ele é estudante de Ciências da Computação, na Faculdade de Engenharia Elétrica e Tecnologias da Informação da Escópia (capital da Macedônia do Norte) e passará cinco meses no setor.

“Sempre quis ter uma experiência na minha área em uma grande empresa, como a Unit, em um departamento como o DTI. Também queria morar em um lugar que tivesse uma perspectiva diferente da minha realidade e que me identificasse com a cultura. Acredito que isto me prepara para os desafios do futuro. ”, comenta Gjorgji.

“O maior desafio até o momento tem sido o da língua, mas percebo que as pessoas se esforçam bastante para que a nossa comunicação seja da melhor forma possível. Pretendo também aprender também o português. Esta experiência será engrandecedora ”, salienta. 

Além de ser recepcionado pelos colaboradores do setor, Gjorgji também tem uma espécie de “padrinho” dentro da instituição. Por meio de um programa de acolhimento da coordenação de Relações Internacionais, denominado “Buddy”, os estudantes da instituição de ensino recebem os estrangeiros e ajudam tanto em trâmites internos quanto na adaptação à cidade.

Para o diretor do departamento, Exson Souza, esta é uma excelente oportunidade porque movimenta positivamente o setor, além de expandir novas possibilidades aos colaboradores. “Se o Gjorgji veio do país dele para trabalhar com a gente, o mundo pode ser muito menor do que as pessoas encaram, rompe barreiras e influencia também para que as pessoas busquem um outro idioma, por exemplo. É uma interação muito grande e troca de culturas”, enfatiza.

“Além disso, traz a visão técnica do ele aprendeu lá fora e vai contribuir conosco. Ele está fazendo pesquisas voltadas para inteligência artificial e o nosso objetivo é que ele deixe um produto final para que possa ser utilizado na instituição de ensino”, finaliza Exson.

O Departamento de Tecnologia e Informática da Unit é o setor que integra todos os sistemas e softwares de gestão da universidade.

Compartilhe: