ESTUDE NA UNIT
MENU

Urologia, uma das especialidades no DeCós Day Hospital

No centro de atividades médicas DeCós Day Hospital, a população tem atendimento clínico e ambulatorial em diversas especialidades

às 11h25
Se comparado às demais unidades de saúde, o diferencial da unidade de saúde localizada na Coroa do Meio está na presteza do atendimento e no valor simbólico das consultas, pequenas cirurgias e exames oferecidos a pacientes não conveniados.
O médico Fábio Quintiliano responde pelo atendimento na especialidade da Urologia
O médico Fábio Quintiliano responde pelo atendimento na especialidade da Urologia
Compartilhe:

Dentre as dezenas de especialidades oferecidas à população pelo DeCós Day Hospital, a Urologia é, sem dúvida, uma das mais procuradas, uma vez que dispõe da atuação do médico urologista Fábio Quintiliano no atendimento ambulatorial, durante as manhãs de sextas-feiras, destinado a homens, mulheres e crianças de ambos os sexos. O médico recebe os seus pacientes em confortável e bem equipado e, quando necessário, encaminha para exames específicos que são realizados dentro do próprio day hospital.

“Por ser uma especialidade que cuida da genitália externa do homem e das vias urinárias, compete ao urologista atender também as mulheres”, salienta o doutor Fábio, lembrando que a avaliação de rotina para o rastreamento do câncer de próstata deve ser feita a partir dos 50 anos de idade com o PSA, que é um tipo de exame sanguíneo e com o toque retal. Convicto de que hoje em dia a compreensão do homem para a necessidade desse tipo de exame é fato, ele alerta que no caso de pessoas com histórico familiar de câncer na próstata e em pacientes negros a avaliação clínica deve começar a ser feita a partir dos 45 anos.
Ao contrário do que muitos pensam, a diminuição da potência sexual não está diretamente relacionada com a diminuição do desejo sexual, mas, sim, com a diminuição da libido que, nesse caso, é compatível com uma deficiência do hormônio testosterona na idade adulta. É uma doença conhecida como distúrbio androgênico do envelhecimento masculino.  “A ereção do paciente ocorre em razão de o paciente ser hipertenso, diabético ou fumante inveterado, provocando um comprometimento nas artérias do pênis”, distingue o médico.

No DeCós é realizada a consulta especializada por meio da urologia oncológica (que cuida dos tipos de câncer que acometem a próstata, o pênis, bexiga e testículo), do câncer dos rins, da andrologia (parte da Urologia que cuida dos hormônios sexuais), dos rins, da urologia feminina e pediátrica. “Além das consultas, realizamos exames específicos como a biópsia de próstata, a cistoscopia (que avalia a bexiga por dentro), a urofluxometria e a genitoscopia. Outro exame que em breve será oferecido à população é o estudo urodinâmico, que avalia de forma funcional a bexiga e a uretra concomitantemente”, conclui.

Compartilhe: