ESTUDE NA UNIT
MENU

Vai viajar? Confira dicas para ter férias seguras

O departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho selecionou orientações para aproveitar o descanso sem riscos de acidentes

às 20h41
Compartilhe:

Com quase dois mil colaboradores, a Universidade Tiradentes iniciará o período de férias coletivas nesta semana, dia 20. Para oferecer mais segurança e comodidade aos colaboradores e seus familiares, o departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho selecionou orientações para aproveitar o descanso sem riscos de acidentes.

Para quem vai viajar de carro, o recomendável é que o motorista se informe sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. A documentação pessoal e do veículo também é imprescindível, assim como uma revisão preventiva no veículo.

“É bom sempre pesquisar o destino antes da viagem e obedecer a sinalização e o limite de velocidade. O motorista em velocidade baixa, consegue pensar melhor e evitar acidentes. Também é importante lembrar que não se deve beber e dirigir. A direção não depende só da gente, mas do outro motorista também. O seguro é outra garantia sempre importante de se ter, assim como plano de saúde. A Unit oferece plano para seus colaboradores, é bom sempre estar com a carteira ”, orienta a supervisora de Segurança da Unit, Elaine Mota.

Quem vai curtir o período de descanso em casa também precisa ter atenção. Utensílios domésticos, como faca, balde e eletrodomésticos, podem causar acidentes se mal manuseados. “As crianças passarão mais tempo em casa e podem ter contato com fogão, fósforo, faca. É preciso guardar bem os utensílios, ferramentas e ter atenção sempre”.

Sobre o uso de remédios em viagens, Elaine lembra os riscos da automedicação e atenta para a necessidade de ter um kit de primeiros-socorros.
“Um kit de primeiros socorros é necessário, mas remédios, não. A não ser que seja medicamento de uso contínuo. Sejam prevencionistas, planejem, vejam as condições do local onde vocês irão ficar e divirtam-se”, disse.

Viagem com crianças

Quem vai viajar com crianças, é bom atentar para o que determina o art. 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente. E acordo com o texto, nenhuma criança (pessoa até 12 anos incompletos) poderá viajar para fora da Comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável (tutor ou guardião), sem expressa autorização judicial. Essa autorização não é exigida quando a criança estiver acompanhada de ascendente (avô ou bisavô) ou colateral (irmão ou tio), maior de dezoito anos. O parentesco deve ser comprovado por documentos do parente e da criança.

Tampouco é necessária a autorização judicial quando a criança viajar acompanhada de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

Compartilhe: