Independente da sua área de atuação, construir um bom network é muito importante para ampliar as oportunidades ao longo da carreira e o ideal é que esse processo comece logo na graduação. Mas e quando o curso é na modalidade de Ensino à Distância (EAD), como fazer?
Para a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado Tavares, um bom networking é baseado em relacionamentos benéficos, honestos, autênticos e que possam trazer pontos positivos durante a formação acadêmica.
Além disso, Janaína também destaca que a dedicação aos estudos é o primeiro passo para desenvolver essa rede de contatos. “Estudar é muito importante, pois você conhece diversas pessoas. Para o aluno EAD, é essencial aproveitar as idas ao Polo, uma ou duas vezes na semana, para conhecer pessoas e trocar experiências. A modalidade EAD traz a importância de possibilitar administrar melhor o tempo, com isso, defina seus objetivos com clareza, pois assim facilita a comunicação com colegas e tutores”, ressaltou.
Utilize as redes sociais
A principal função das redes sociais é aproximar as pessoas. Elas são uma grande ferramenta para quem está em dúvida sobre como fazer networking. Só é preciso tomar alguns cuidados como comentários polêmicos, que podem ser descontextualizados, fazendo com que outras pessoas tenham uma imagem negativa a seu respeito. E lembre-se de respeitar princípios básicos da ética profissional.
De acordo com a gerente do Unit Carreiras, as Redes Sociais são uma super ferramenta. “Essa é uma ótima maneira de ampliar sua rede se contatos, principalmente o Linkedin, pois é uma rede com empregabilidade, lá você pode buscar pessoas, empresas e pode se conectar”, afirmou.
Valorize seu professor tutor
Boas oportunidades podem surgir da relação entre professor e aluno. Comunique-se e crie boas relações, afinal, eles possuem experiência e preparo maiores e podem dar dicas importantes. Não tenha vergonha de pedir conselhos e tirar dúvidas.
No estágio
Mesmo na modalidade à distância o aluno passa por estágios. Independentemente se o estágio é remunerado ou não, não se esqueça da importância dessa atividade na hora de fortalecer seu networking.
É normal que bons estagiários sejam efetivados. Caso não exista essa possibilidade, lembre-se de que uma carta de recomendação pode abrir portas importantes. Por isso, valorize o seu estágio e dedique-se!
Leia também: Gerente acadêmica de EAD representou a Unit em importantes eventos educacionais