ESTUDE NA UNIT
MENU

Você conhece a equipe de atendimento do NAPPS?

Conheça os profissionais responsáveis pelos atendimentos no Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Universidade Tiradentes 

às 20h23
Coordenadora e assistente social do NAPPS, Kátia Maria Araújo Souza
Coordenadora e assistente social do NAPPS, Kátia Maria Araújo Souza
Psicóloga do NAPPS, Tatiana Carvalho Socorro
Psicóloga do NAPPS, Ana Olívia Freire Sotero de Menezes
Médica psiquiatra do NAPPS, Tássia Rollemberg
Psicopedagogo institucional do NAPPS, professor Me. Rivaldo Rodrigues
Compartilhe:

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS), atende alunos e colaboradores da Universidade Tiradentes (Unit) com deficiências, síndromes, transtornos, ou que vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias. O Núcleo conta com profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Psiquiatria e Psicopedagogia. Além de quatro  intérpretes de libras, uma ledora/transcritora e dois profissionais administrativos. 

O acompanhamento inicial começa com uma triagem realizada pela coordenadora e assistente social do NAPPS, Kátia Maria Araújo Souza. Ela explica que os atendimentos acontecem por agendamento e pode ser por demanda espontânea ou encaminhada por professores e/ou coordenações. 

“O NAPPS atende alunos e colaboradores da Unit. Hoje, atendemos alunos com deficiência visual, autistas, com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, déficit de atenção e outros transtornos que interferem no processo de aprendizagem.  Não deixe a situação piorar. Busque apoio o mais rápido possível. Vivemos em uma sociedade em que tudo é rápido e as dores da alma atingem nossos corpos e mentes. Estamos próximos de vocês. Atendemos alunos e professores da graduação e da pós graduação. 100% gratuito”, afirma.

Após o aluno ou colaborador passar pela triagem, a coordenadora encaminha para o profissional que melhor irá atendê-lo. As psicólogas que atendem no NAPPS, Ana Olívia Freire Sotero de Menezes e Tatiana Carvalho Socorro, destacam que os atendimentos realizados no Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial são um momento de acolhimento.

“Os estudantes universitários, estão na fase de dúvidas, e com isso, as tensões. Mas existem maneiras de contornar os sintomas físicos.  Vivemos em um mundo muito mental e esquecemos de cuidar do físico. O que as pressões emocionais e psicológicas. O primeiro ponto para aliviar essas tensões é a prática de atividade física. O segundo passo é procurar um lugar de apoio. Um local que se sinta seguro para pedir ajuda, se abrir e expor os sentimentos que causam aflições”, aponta Ana Olívia Freire Sotero de Menezes. 

O psicopedagogo institucional do NAPPS, professor Me. Rivaldo Rodrigues, é o responsável por avaliar e/ou acompanhar o comportamento dos alunos, e diminuir e/ou sanar os fatores que interferem na aprendizagem ou desempenho dos alunos. “É minha função propor intervenções pedagógicas individualizadas aos acadêmicos com demandas educacionais diferenciadas. Fomentar as relações pessoais e interpessoais. Além de  orientar o aluno na sua caminhada acadêmica, com clareza, raciocínio e equilíbrio. Assessorar os docentes nos casos de dificuldades no acolhimento ao atendimento do aluno.  E se necessário, atender funcionários que possam necessitar de alguma orientação”, comenta.

Em casos que o aluno precise de acompanhamento psiquiátrico, a médica psiquiatra, Tássia Rollemberg, orienta os pacientes a dar o pontapé inicial para procurar ajuda. “Quando a pessoa entende que está sofrendo, que está passando por um processo difícil, que tem um sofrimento psíquico, que possui algum grau de adoecimento, ela é encaminhada para o atendimento clínico com a equipe multidisciplinar do NAPPS. Assim, conseguimos atuar com tranquilidade e fazer os devidos encaminhamentos”, frisa.

Se ainda tem dúvidas sobre como é realizado o atendimento no Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS), pode ir presencialmente conversar com um assistente administrativo de plantão que irá marcar o primeiro atendimento.

O NAPPS fica localizado no Campus Farolândia, no 2º piso da Biblioteca Central – Jacinto Uchôa. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e, nas segundas e quartas, das 14h às 21h30. É necessário realizar o agendamento pelo e-mail: Napps@unit.br ou pelos telefones: (79) 3218 2170/3218 2270. 

 

Leia mais: Saúde mental do estudantes universitários precisa de mais atenção

Compartilhe: