ESTUDE NA UNIT
MENU

Workshop sobre os ODS propõe mudança de realidade

Pesquisadora do PSA/Unit, Andreia Roque, acredita que Agenda 2030 é uma ferramenta internacional e deve ser melhor explorada

às 23h13
Workshop compromisso Unit e os ODS (Ciências Biológicas e da Saúde)
Workshop compromisso Unit e os ODS (Ciências Biológicas e da Saúde)
Profa Ms. Andreia Roque
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

Em setembro de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, foi adotada a agenda mundial com 17 objetivos e 169 metas para serem alcançadas até 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – abrangem quatro dimensões principais: econômica, ambiental, social e institucional.

Os ODS possuem uma grande importância para as universidades, para o setor de serviços e para todas instituições acadêmicas. Diante disso, a Universidade Tiradentes realizou o ‘Workshop: compromisso Unit e os ODS’, transmitido no último dia 13 em seu canal do Youtube.

Organizado pelo grupo Gestor de Extensão da Unit e também pela coordenação de Extensão da Unit sergipe, a primeira temática do Workshop foi o ‘Processo de Incorporação dos ODS da Agenda 2030: compromisso de todos’. Para falar sobre o tema, a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit, professora Andreia Roque, foi convidada.

Para ela, o momento atual é importante validar e preservar o papel de todos no enfrentamento da insustentabilidade. “É importante nós termos ideia de que ODS é uma ferramenta internacional e estabelecida, onde ela pode e deve ser usada, mas ela tem que ser bem usada. Ela visa convocar todos e o interessante é que não só a governos, como nos outros objetivos anteriores como o do milênio e os antecessores, mas a iniciativa privada, as pessoas físicas, as entidades”.

A pesquisadora propõe que, ao encarar os ODS como ferramentas, a sociedade os entenda como um modelo de mudança de realidade, para que seja analisado aquilo que existe hoje e aquilo que poderá ser modificado e melhorado. “É um exercício de olhar a realidade de forma objetiva, sistemática e analítica”, completa Andreia Roque.

ODS

É necessário entender que em qualquer área do conhecimento importa o ato de reconhecer os ODS como uma ferramenta institucionalizada e internacionalizada que serve para mudar o cenário e para convocar todos ao enfrentamento. E para tanto, é preciso considerar pontos de vista e construir narrativas, tornando o processo um grande exercício lógico em prol do melhor e da mudança de cenário.

Para encerrar a participação da doutoranda, foi disponibilizado um momento para os questionamentos daqueles que estavam acompanhando o Workshop pelo Youtube. Uma das participantes reconheceu a importância dos ODS, mas questionou se seria um pensamento utópico para os dias atuais.”Sempre que a gente fala de mudança de cenário e da insustentabilidade, não é utópico a ferramenta adotada. É utopia acreditar que vamos chegar ao melhor dos mundos, mas não é utopia acreditar que podemos mudar o nosso cenário, nem que seja o individual”.

 

Leia mais:

Compartilhe: