Desde o dia 21 até 23 de maio, a Universidade Tiradentes (Unit) está sediando a XXV Jornada Odontológica, um evento tradicional que ocorre no Campus Farolândia (Bloco D) e no Campus Centro (Clínica Odontológica). Com o tema “Ciência e Tecnologia Aplicada a uma Odontologia de Excelência”, a jornada oferece uma programação diversificada que inclui palestras e minicursos focados nas principais tendências e inovações da área odontológica. As inscrições para participar ainda estão abertas e podem ser realizadas através do Magister.
De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia, Guadalupe Ferreira, a jornada se destaca como um momento crucial para a comunidade acadêmica e profissionais da área. “A odontologia é uma área que exige constante inovação, aperfeiçoamento e atualização. Falar de tecnologia na odontologia é algo rotineiro, e trazer essa discussão para o campo científico, como em uma jornada acadêmica com profissionais da área, assegura que continuaremos avançando”, elenca.
O evento atrai participantes de diversos estados, incluindo renomados professores e odontólogos. “A odontologia no Brasil é considerada de excelência mundial, e precisamos manter esse ranking, aperfeiçoando continuamente com base na ciência e nas evidências científicas, juntamente com a tecnologia e a inovação. Com o padrão elevado da nossa jornada odontológica, conseguimos atrair participantes de outros estados que mostram grande interesse e disposição,” comenta Guadalupe Ferreira.
Dentre os convidados para ministrar uma das palestras, destaca-se o cirurgião-dentista Erick Miranda Souza, professor-adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e um dos principais especialistas em Endodontia do país, com doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele abordou uma técnica desenvolvida há aproximadamente 11 anos na UFMA, que visa tornar a curva de aprendizado do aluno na preparação do canal radicular significativamente mais curta.
“Hoje, dispomos de um sistema que permite ao aluno aprender mais rapidamente e desenvolver essa técnica com muito mais precisão do que o método tradicionalmente ensinado na faculdade há uma década. Essa mudança representa um grande paradigma, pois, infelizmente, muitas universidades ainda não adotaram esse método. Nosso objetivo é provar, através de nossa experiência de mais de 10 anos com esse sistema, que podemos tornar o aprendizado do processo de realização do canal radicular muito mais agradável para o aluno e alcançar resultados muito melhores para os pacientes”, enfatiza.
Para os alunos, a jornada representa uma oportunidade ímpar de aprendizado e desenvolvimento. A aluna de Odontologia, Letícia Mendes, compartilha sua experiência e ressalta suas expectativas. “Eu adoro participar; já é o segundo ano que estou na comissão. É uma experiência incrível, pois conseguimos ter um contato mais próximo com os palestrantes externos, muitos dos quais passam a participar com frequência. Além disso, conseguimos compartilhar casos e trabalhos através de conversas, inclusive durante as bancas avaliadoras. É uma experiência muito gratificante”, compartilha.
Programação
A temática central da Jornada, “Ciência e Tecnologia Aplicada a uma Odontologia de Excelência”, reflete a importância cada vez maior da inovação na área. Palestras e minicursos abordam temas como inteligência artificial, impressão 3D, biomateriais e odontologia digital, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada das ferramentas e técnicas que estão moldando o futuro da profissão.
Para ficar por dentro da programação basta acessar o site da Jout 2024.
Leia também: Aracaju recebe Jebs 2024 e Unit sedia atletismo nos dias 20 e 21 de maio