A tradicional trezena de Santo Antônio realizada pela Capela da Universidade Tiradentes teve inicio na tarde de hoje, 2. Com o tema “Santo Antônio, restaurai as famílias” o clico de orações ao santo casamenteiro acontecem durante toda a semana a partir das 16h30. No dia 13, a celebração começa as 09h com a procissão e termina com Santa Missa.
“É muito importante à presença de todos: alunos, colaboradores e da comunidade. É um momento de fé, celebrar um santo é celebrar os frutos da igreja”, diz Anderson Pina, capelão da Unit. Sobre o tema da trezena, o capelão afirmar o desejo de união das famílias. “A gente vem pedir a Santo Antônio para restaurar nossas relações de pais e filhos, nossas relações de amizade”, diz.
A coordenadora da Capela da Unit, Rosangela Maia, ressaltou a importância de se está próximo de Deus. “Tem uma frase de Santo Antônio que diz ‘ é santo aquele que faz a vontade de Deus’. E a vontade Deus para nossa vida é amar, amar ao próximo como a nós mesmos”, afirma.
O que a Trezena?
São as orações que se fazem em louvor a Santo Antônio nos treze dias antecedentes à sua festa. Esta devoção é muito antiga: teve origem em Bolonha, na Itália, no ano de 1617.
Uma senhora, necessitando de um grande favor dos céus, recorreu a Santo Antônio com insistência, por nove terças-feiras sucessivas visitou sua imagem na Igreja de São Francisco, e aí rezava com fervor. Alcançou de modo admirável o que desejava.
A notícia se espalhou e muitas pessoas necessitadas de graças e bênçãos seguiram seu exemplo de visitar a Igreja durante nove terças-feiras para rezar com fé, diante da imagem de Santo Antônio.
Como se multiplicassem as graças e milagres, essa prática se divulgou rapidamente. Mais tarde, o número das terças-feiras foi aumentando para treze, uma vez que o Santo passou para a eternidade no dia 13 de junho de 1231.
Fotos: Marcelo Freitas