ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit participa da campanha Coração Azul

Rodas de conversas marcam a Semana Nacional de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas

às 15h09
Roda de Conversa na Sociedade Semear
Roda de Conversa na Sociedade Semear
Professora Maria Ione
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes participou e promoveu a 2º Semana Nacional de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas, um crime que preocupa o mundo inteiro.  A Unit é a única instituição de ensino superior do país a ter uma cadeira no Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – Conatrap. Apoiando a campanha Coração Azul, a instituição abriu suas portas para rodas de conversas e debates sobre o assunto. O 30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e foi instituído em novembro do ano passado, durante a Assembleia Geral da ONU.

No Brasil, segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH –, o número de denúncias de casos de tráfico de pessoas cresceu 865%. “Em todo Brasil os estados brasileiros estão se mobilizando com rodas de conversas, panfletagens, palestras, blitz. Fazendo toda uma difusão acerca sobre tráfico de pessoas, um crime que vem crescendo de forma assustadora”, diz Maria Ione Vasconcelos de Menezes, coordenadora do curso de Serviço Social a distancia e representante da Unit no Conatrap.

Segundo Ione, novas ações serão feitas no segundo semestre. “Tivemos a primeira reunião nacional em maio e teremos a segunda reunião entre agosto e setembro. Iremos formar um grupo de estudos a partir do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos. A primeira reunião deve acontece agora em agosto”, afirma.

 

Coração Azul

O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

Da mesma forma que a fita vermelha se tornou o símbolo internacional da conscientização sobre o HIV/aids, esta campanha busca fazer do Coração Azul o símbolo internacional da luta contra o tráfico de pessoas. “Vestindo” o Coração Azul, você ajuda a conscientizar sobre o tráfico de pessoas e adere à campanha para lutar contra esse crime.

 

 

Fotos: Marcelo Freitas

 

Professora Maria Ione

Professora Maria Ione

Roda de Conversa na Sociedade Semear

Roda de Conversa na Sociedade Semear

Roda de Conversa na Sociedade Semear

Roda de Conversa na Sociedade Semear

Trafego-de-Pessoas_Serviço-Social_30072015_014

trafico-de-pessoas

Compartilhe: