ESTUDE NA UNIT
MENU

Convênio entre Unit e TJSE

Universidade Tiradentes formaliza parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe que visa beneficiar alunos dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social

às 12h19
Na semana que a Lei Maria da Penha completa nove anos de decreto, criando mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Universidade Tiradentes – Unit – e o Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE, por meio da Coordenadoria da Mulher, firmaram convênio, na última segunda-feira, 03, para estágio curricular de estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social.
Abertura da 2ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa (Foto: Marcelo Freitas)
Abertura da 2ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa (Foto: Marcelo Freitas)
Visita a instalações (Foto: Marcelo Freitas)
Professora Lidiane dos Anjos agradece a oportunidade de estágio para alunos do curso de Psicologia (Foto: Marcelo Freitas)
Foto: Marcelo Freitas
Desembargador Luiz Mendonça "A parceria com a Unit é a maior existente no país com o judiciário" (Foto: Marcelo Freitas)
Coordenadora da Mulher do TJSE, juíza Adelaide Moura destaca importância do convênio (Foto: Marcelo Freitas)
Anne Graziele, estudante de direito recebe orientações ( Foto: Marcelo Freitas)
Compartilhe:

A iniciativa fez parte da programação da 2ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa e tem o intuito de ampliar os atendimentos especializados no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, localizado no Fórum Gumersindo Bessa.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE, desembargador Luiz Mendonça, a parceria com a Unit é a maior existente no país com o judiciário. “Com o convênio que acabamos de firmar, fornecemos uma situação de apoio, observação e segurança para a mulher que vai se sentir mais protegida e mais confortável com acompanhamento social e psicológico. Além disso, será um aprendizado aos alunos que estão na vida acadêmica começarem a repensar essa litigância existente no país”, ressalta.

Para o coordenador do curso de Direito, Eduardo Macedo, a formalização do convênio representa o compromisso da Unit em oferecer ao aluno o ensino, a pesquisa e extensão. “A universidade está muito feliz em firmar esta parceria no sentido de possibilizar ao nosso estudante uma efetiva atividade jurídica dentro o curso de direito. Aliado a esse ponto, a psicologia e serviço social visam formar uma equipe multidisciplinar de trabalho na área da defesa da mulher”, explica.

Anne Graziele, cursa o 9º período de direito e escolheu esta área de atuação por abrir novas portas para o conhecimento. “Nós vivenciaremos na prática o que aprendemos na sala de aula. É um enriquecimento muito grande”, afirma.

A coordenadora da Mulher do TJSE, juíza Adelaide Moura ressalta a importância do convênio firmado por fornecer uma maior contribuição para efetividade na área de violência doméstica. “Estamos trazendo os pilares que integram uma equipe multidisplinar, a área jurídica, a psicologia e a de serviço social, previstas na Lei Maria da Penha. Se você integra através do ensino, há uma celeridade com qualidade no seu processo”, observa.

A coordenadora destaca ainda o aprendizado dos estudantes. “O mais importante é a ampliação da consciência do aluno que está sendo formada durante esse período. Ele tem a oportunidade de agir como o primeiro multiplicador no ambiente dentro dos jovens”, avalia a juíza.

A professora Lidiane dos Anjos, coordenadora de estágio do curso de psicologia, acrescenta que este campo é de grande importância para estudantes que pretendem atuar na área de psicologia jurídica. “Para a formação, vem muito a agregar. O acolhimento para comunidade que está utilizando esse serviço é um dos focos da nossa atuação”, ratifica.

Compartilhe: