Com o objetivo de promover a integração e conhecer o departamento que apoiará durante o período, os estudantes se reuniram na manhã da última segunda-feira, 24, com colaboradores e outros alunos para a tradicional recepção de boas-vindas.
O coordenador de Relações Internacionais, Matheus Batalha, acredita que esta é uma forma de acolher os novos estudantes e demonstrar o compromisso da Unit com a educação internacional. “Procuramos fazer a recepção de modo que já traga este aluno um pouco da nossa cultura nordestina. Além disso, verificamos nos intercambistas uma oportunidade de fomentar a vida internacional também do nosso estudante. Eles vão conviver em sala de aula, falar sobre o país deles com o intuito de passar mais conhecimentos e diminuir as diferenças”, declara.
Há três semanas em Aracaju, David Rodriguez estuda no curso de Pedagogia da Universidade de Burgos, na Espanha. Para ele, estudar em um novo país com outra cultura trará muito aprendizado e novas experiências. “Tinha três destinos para optar no Brasil e escolhi Aracaju. O curso e as aulas são bastante similares. Mas já tenho aprendido muito, novos conhecimentos. As pessoas também são muito próximas e te ajudam a todo o momento”, afirma.
Um apoio importante que os estudantes estrangeiros recebem são os chamados I-buddy, alunos da própria universidade que já fizeram o intercâmbio e passam sua experiência para os intercambistas. Lilian Souza, estudante de design gráfico, passou seis meses no México e participou do encontro. “A ideia é facilitar a convivência deles neste período. Procuramos passar nossos conhecimentos para eles. Aproximá-los e ensinar o que for necessário para facilitar a convivência”, afirma.
Para diminuir as dificuldades com a língua, o Unit Idiomas oferece uma turma específica para ensino do português para estrangeiros.