ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Portas Abertas realiza ação no colégio Dinâmico

Docentes das áreas da Saúde, Exatas, Humanas e Tecnológicas da Universidade Tiradentes conversaram com centenas de estudantes do ensino médio sobre profissões e o mercado de trabalho

às 20h32
Compartilhe:
Mais de 200 alunos participam de orientação vocacional

Mais de 200 alunos participam de orientação vocacional

Cerca de trinta profissionais ligados às áreas da Saúde, Exatas, Humanas e Tecnológicas participaram na tarde desta quinta-feira, 19 de setembro, da orientação vocacional realizada pelo Programa Unit Portas Abertas. A atividade aconteceu no Colégio Dinâmico e contemplou mais de 200 estudantes do ensino médio. Na oportunidade, os alunos tiraram dúvidas sobre o mercado de trabalho, campos de atuação e o dia a dia da profissão.

Na sala dos cursos tecnológicos, por exemplo, a professora Jenifer Toledo conversou com estudantes sobre o perfil do estudante dos cursos de Redes de Computadores, Ciência da Computação e Sistema de Informação. “Não basta apenas gostar de tecnologia, tem que ser uma pessoa disciplinada, gostar de matemática. É um curso apaixonante, onde você participa do processo desde o início no contato com o cliente, na parte econômica e outras áreas que eles verão durante o curso. O estudante precisa conhecer mais os cursos para poder se identificar com a área que quer seguir”, explica a professora.

Esclarecer dúvidas sobre a futura profissão foi um dos principais motivos que levou Alexander de Souza Aragão a participar da orientação vocacional. Ele está no último ano do ensino médio e está em dúvida entre os cursos de Engenharia Civil e de Petróleo. “Aqui é uma oportunidade de conhecer mais o curso, as disciplinas que terei de cursar e o mercado. Quero saber quais as áreas em que posso atuar e consolidar minha futura carreira”, ressalta Alexander.

Taíse, Roberta, Bianca e Bruna fizeram questão de participar da ação do Unit Portas Abertas

Taíse, Roberta, Bianca e Bruna escolheram a área da Saúde

Apesar de saber qual profissão pretende seguir carreira, a aluna do segundo ano do ensino médio Bruna Emanuelle Andrade fez questão de participar da ação. Para ela, a orientação vocacional é um momento importante antes de ingressar na universidade. “Quero fazer Medicina e me especializar na área de Pediatria. Estes encontros abrem mais nossas mentes e servem para esclarecermos as dúvidas sobre a profissão. Aproveitarei o momento para perguntar sobre quando um aluno de Medicina pode começar um estágio e fazer residência”, pontua Bruna.

Esta não é a primeira vez que o Unit Portas Abertas realiza orientação vocacional no Dinâmico. Segundo o coordenador pedagógico do colégio, Everton dos Santos, a parceria colabora para ampliar as possibilidades do aluno. “Precisamos conduzir nossos alunos e assumir o papel social de orientar este estudante sobre o que é o mercado de trabalho, os desafios e o papel humanitário de cada profissão. E a partir dessas demandas fazer a ponte entre escola e universidade para ampliar esses horizontes. Estamos na quarta edição desta atividade, sempre tivemos o respaldo da universidade e isso é muito benéfico”, salienta.

UNIT PORTAS ABERTAS

Everton dos Santos: "Estamos na quarta edição desta atividade, sempre tivemos o respaldo da universidade e isso é muito benéfico"

Everton dos Santos: “Estamos na quarta edição desta atividade, sempre tivemos o respaldo da Unit e isso é muito benéfico”

O programa Unit Portas Abertas acontece há mais de dez anos e proporciona a estudantes de ensino médio um contato com o ensino superior, através de orientações vocacionais, acesso à estrutura e aos cursos oferecidos pela Universidade Tiradentes. Até outubro, centenas de alunos participarão do Unit Portas Abertas. “Até o próximo mês, receberemos mais de 800 alunos de diversas escolas da capital que participarão de orientação vocacional e farão visitas ao campus Farolândia”, informa uma das responsáveis pelo projeto, Jennyfer Thaynara Silva.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: