ESTUDE NA UNIT
MENU

Aracaju sediará maior evento parlamentar da América do Sul

Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais acontecerá em junho, na Universidade Tiradentes

às 18h46
Reitor da Unit recebe deputados para discutir detalhes do evento
Reitor da Unit recebe deputados para discutir detalhes do evento
Compartilhe:

Aracaju sediará a vigésima edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, o maior evento parlamentar da América do Sul. Realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale –, entidade que congrega 26 Assembleias Legislativas, além da Câmara Distrital, e 1.059 parlamentares estaduais, a conferência deve reunir mais de 1.200 pessoas do Brasil e do exterior no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de junho, juntamente com a Conferência Parlamentar das Américas – Copa – e outros eventos que reunirão 17 entidades voltadas ao legislativo na capital sergipana.

O objetivo da conferência é estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre assuntos incorporados às agendas regionais e nacionais. Este ano, o tema central é “Rediscutindo o Brasil”. Segundo o presidente da Unale, deputado Sandro Locutor (PPS/ES), a entidade celebrará as duas décadas da conferência com a maior edição da sua história.

“Traremos palestrantes de renome nacional e internacional e, ao final, produziremos uma carta contendo indicadores importantes para que o Brasil saia dessa crise institucional, econômica e política. Estamos vivenciando dificuldades, inclusive, com lideranças para tocar o Brasil daqui por diante. Precisamos forjar essas novas lideranças e só o faremos com uma discussão plena com as pessoas que verdadeiramente conhecem a necessidade do nosso maior patrimônio, que é a nossa gente”, analisa Sandro Locutor.

A Conferência também busca envolver os parlamentos estaduais com temas importantes de interesse nacional, para que se identifiquem melhor com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados, visando ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais.

“Estamos atravessando um momento muito difícil, enfrentando a falta de credibilidade nas instituições e nós, do Poder Legislativo, temos um papel importante, não só de fiscalizar, de legislar, mas de representar condignamente o cidadão brasileiro, que é quem nos paga e nos dá essa autonomia”, acrescenta o presidente da Unale.

Sergipe em evidência

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais chega a Aracaju depois de passar por capitais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. “A realização deste evento é de grande valia para o nosso estado, pois reuniremos aqui deputados dispostos a rediscutir o Brasil e contribuir para que o País volte a se desenvolver”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo.

Além de parlamentares estaduais e federais, o evento reúne governadores, agentes legislativos, prefeitos, vereadores de capitais, autoridades nacionais convidadas e comitivas internacionais. “Estamos felizes pela oportunidade de mostrar Sergipe a todos esses visitantes que virão de diversos estados e até de fora do País, na esperança de que possamos propiciar a eles bons momentos aqui, durante as discussões dos diversos temas que serão tratados. A Universidade Tiradentes dispõe de seis auditórios, oito blocos de sala de aula, uma área livre de 800 metros quadrados na Biblioteca Central e toda uma infraestrutura de primeiro mundo à disposição do evento”, garante o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

Foto: Marcelo Freitas

Compartilhe: