ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do Master participam do Unit Portas Abertas

Oitenta estudantes do ensino médio visitaram laboratórios da instituição e participaram de orientação vocacional

às 20h45
Compartilhe:
Alunos do Master participam de Unit Portas Abertas

Alunos do Master participam do Unit Portas Abertas

Oitenta alunos do Colégio Master participaram pela primeira vez do Programa Unit Portas Abertas, da Universidade Tiradentes. No Campus Aracaju Farolândia, a tarde desta sexta-feira, 4 de outubro, para estudantes do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio foi repleta de atividades. Na programação: palestra, orientação vocacional com coordenadores de alguns cursos de graduação, além da visita aos laboratórios de Saúde, ao Centro de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura – CTEA – e o Complexo de Comunicação Social – CCS.

Gabriela Alves está no terceiro ano e já sabe qual profissão cursar. “Eu quero fazer Odontologia, porque tenho certa afinidade com a área da saúde”, afirma a aluna. Gabriela também ressalta que antes mesmo de escolher a profissão, fez várias pesquisas para saber se era realmente o que queria cursar. “No Master, já assisti palestras sobre algumas profissões e, através de uma profissional da área odontológica, descobri mais a Odontologia”, acrescenta.

Os coordenadores adjuntos Acival Pinheiro, Giselle Vasconcelos e a psicóloga Silvana Santana Baumann acompanharam os estudantes durante a visita. Eles acreditam que o contato dos alunos com os profissionais desperta a curiosidade sobre determinadas profissões. “Os alunos entram em contato com a realidade e conseguem ter uma ideia muito mais próxima do que é cada curso, qual a estrutura. Eles ficam mais próximos dos profissionais. É importante porque facilita o processo de escolha dos estudantes”, acredita Silvana Baumann.

A psicóloga também ressalta as dúvidas do aluno diante das escolhas profissionais. “O aluno tem muito medo de fazer a escolha errada. Acredito que quando ele entra em contato com a realidade profissional, faz o autoconhecimento, descobre suas habilidades, competências e a decisão fica mais fácil”, completa.

Giselle Vasconcelos, Acival Pinheiro e Silvana Baumann acompanharam visita do Portas Abertas

Giselle Vasconcelos, Acival Pinheiro e Silvana Baumann aprovam iniciativa do Unit Portas Abertas 

Um dos primeiros coordenadores a participar da apresentação foi o professor Eduardo Macedo, do curso de Direito. Para ele, o Unit Portas Abertas contribui no trabalho desenvolvido por pais e gestores de escolas. “No momento que a universidade se antecipa ao momento do vestibular, orientação vocacional e propicia este chamamento para os estudantes virem até a instituição para conhecer a estrutura, os beneficiados são os pais, gestores, coordenadores e os alunos do ensino médio, porque descobrem sua vocação e focam na escolha”, acredita o docente.

Às vésperas de concorrer a uma vaga no ensino superior, o aluno Venicio Cesar Fonseca, do terceiro ano, já tem uma noção sobre a área que quer seguir. “Minha irmã estuda Direito e minha avó era defensora pública, gostaria de fazer alguma coisa envolvida na área jurídica. Participando desses projetos, conseguimos saber mais sobre o curso e chegamos mais preparados no ensino superior”, diz.

Para encerrar as atividades do Unit Portas Abertas, na tarde desta sexta-feira, os alunos confraternizaram com um lanche.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: