Em atenção ao Dia Internacional da Mulher, alunos do curso de Direito da Unit no Campus Farolândia participaram, na noite dessa segunda-feira, de um Cine Debate. Coordenada pelas professoras Grasiele Borges Vieira de Carvalho e Acácia Lélis, a programação sensibilizou os acadêmicos para discutir problemas do gênero, especialmente a questão da violência doméstica cujas estatísticas apontam para índices crescentes.
O evento, que teve como cenário o auditório Padre Arnóbio, foi marcado pela exibição do filme “A filha da índia”, seguido de um debate com as participações das professoras Acácia Lélis da Unit, Claudine Santos da UFS e da doutora Valdilene Oliveira Martins da OAB-SE.
“O nosso evento foi feito em atenção ao convênio que a Unit fez com a OAB de Sergipe para promover e fomentar a discussão sobre a questão de gênero e violência”, lembra a professora Grasiele, que representa, juntamente com a professora Acácia Lélis, a Unit no Conselho Estadual da Mulher. Segundo a docente, o evento integra as ações que são necessariamente promovidas para a discussão de temáticas como é a questão do gênero com a classe acadêmica e também a sociedade.
“Precisamos conscientizar a mulher e o homem como integrantes dessa sociedade sobre as questões de gênero e que envolvem a violência no intuito de esclarecer e trazer à tona a importância da igualdade de gênero”, arremata a professora Acácia. Além de docente da Unit ela é membro do grupo de pesquisa sobre o gênero e representante da instituição no Conselho Estadual da Mulher; é, também, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Sergipe.