ESTUDE NA UNIT
MENU

Intercâmbio é atrativo para acadêmicos

O aprendizado de outro idioma através da convivência in loco parece ser mais eficiente

às 22h44
Programa Top Espanha oferece oportunidade para alunos da UNIT conhecerem cultura e língua do país
Professor Matheus Batalha, coordenador de Relações Internacioniais
Professor Matheus Batalha, coordenador de Relações Internacioniais
Compartilhe:

Compreender a cultura de outro país e saber estabelecer suas relações internacionais não é um processo fácil. Muitas vezes, somente indo até o local e vivenciando para poder concentrar experiência e conhecimento sobre aquele determinado lugar. Esse é o principal objetivo do Programa de Intercâmbio Top Espanha. De uma parceria da Universidade Tiradentes com o banco Santander surgiu a oportunidade de os alunos da instituição participarem do intercâmbio no país espanhol.

O programa acontece desde 2010 e envolve não só a Unit, mas, diversas Universidades do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), entre outras instituições federais e particulares de grande relevância, formando um total de 43 universidades conveniadas. De acordo com o coordenador do departamento de Relações Internacionais da Unit, professor Matheus Batalha, esse é o segundo ponto principal do programa. “Viaja praticamente um grupo de estudantes de várias partes do Brasil que vão todos para a Universidade de Salamanca juntos, inclusive no mesmo voo. Isso cria um processo de aproximação dentro do próprio país, de pessoas que acabam se conhecendo e criando vínculos”, explica Matheus.

A Universidade de Salamanca é uma instituição de ensino superior pública da Espanha, e é onde os alunos do programa de intercâmbio vão participar de diversas atividades sobre a cultura do país e a língua espanhola. São três semanas de aulas e relacionamento com a Universidade e a cultura do país sem nenhum custo para os alunos selecionados. As inscrições iniciaram no dia 07 de março, e seguem até o próximo dia 13 de abril. Serão 02 selecionados de cada instituição, para a viagem que acontecerá provavelmente no mês de julho desse ano. Os alunos estarão cobertos de despesas como passagem aérea, hospedagem, alimentação, custeio do curso na Universidade de Salamanca, além de algumas programações turísticas que fazem parte do intercâmbio.

O processo de seleção é feito pela coordenação de Relações Internacionais da Unit. “Nós recebemos uma planilha com todos os inscritos, enviada pelo Santander, e a partir disso iniciamos a classificação, que é por mérito. Ganha quem tem a maior média”, ressalta o coordenador Matheus. Em 2015, segundo o coordenador, mais de 900 alunos de diversos cursos se inscreveram no programa, tornando o processo bastante concorrido, mas que, por outro lado, traz muitas vantagens não só curriculares, como também de experiência de vida para quem participa.

EMAIl MKT_600x40opx_TOP ESPANHA_Intercambio_2016

Compartilhe: