ESTUDE NA UNIT
MENU

PPED recebe pesquisadores internacionais

Aula inaugural do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Educação discute “Gênero e Cinema na Literatura Brasileira”.

às 21h10
Fortalecer o processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPED – e proporcionar aos alunos de Mestrado e Doutorado a possibilidade de uma ampliação no processo de aprendizagem ao entrar em contato com professores doutores de renomadas instituições de fora do país.
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) recebe professores internacionais
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) recebe professores internacionais
Professor doutor Alberto da Silva que leciona na Université Paris-Sorbonne
Prof. Dr. Alberto da Silva, que há 13 anos leciona da Université Paris-Sorbonne, participou de inaugural
Alunos de Mestrado e Doutorado ampliam conhecimentos
Compartilhe:

Foi dentro deste contexto que o PPED trouxe a Sergipe o professor doutor Alberto da Silva, pernambucano que há 13 anos leciona na Université Paris-Sorbonne, para falar sobre ‘Gênero e Cinema na Literatura Brasileira”, durante a aula inaugural do 2º semestre, realizada neste mês de agosto.

O professor Alberto da Silva já é parceiro de longa data da Universidade Tiradentes, como informou o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, o Prof. Dr. Cristiano Ferronato. “Ele tem nos acompanhado há algum tempo, já produziu livros com os colegas do programa, e sempre que vem nos dar palestra tem como referencial a Educação”, comentou Cristiano Ferronato. Nesta nova visita à Unit, o pernambucano de Olinda, que faz parte do Departamento de Estudos Ibéricos Latino-americanos da Paris-Sorbonne falou sobre ‘o cinema como fonte metodológica para as ciências sociais’ e ‘a representação da cidade do Recife no cinema e na literatura’. Na visita anterior ele ministrou palestra com o título ‘Alfabetizando o olhar’.

“Temos debatido sobre a importância do cinema e da literatura para a educação, e do quanto é importante não apenas olharmos, vermos as imagens que são postas a todo momento, em todo lugar, mas analisa-las em todos os aspectos possíveis, como por exemplo, na questão de gênero, classe e raça, enfim, desenvolvermos uma visão crítica diante do que nos é posto à visão”, enfatizou. Ele também apresentou aos alunos e coordenadores do Programa de Pós-graduação em Educação o livro que lançou recentemente: ‘Gênero e Cinema na ditadura brasileira’, ainda sem tradução para o português, originado da tese de doutorado, quando foi investigada a representação do masculino e feminino no cinema brasileiro nos anos da ditadura militar e analisados os filmes de Arnaldo Jabor e Ana Carolina.

No primeiro semestre

Ainda no contexto do processo de internacionalização do PPED, mais dois pesquisadores, o professor Prof. Dr. Antônio Hermosa, da Universidade de Sevilha/Espanha e a Professora Doutora Margarida Louro Felgueiras, da Universidade do Porto/Portugal, já participaram de atividades do PPED este ano. O Professor Hermosa, esteve em Aracaju no primeiro semestre como professor visitante, fruto de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito Humanos da Universidade Tiradentes (PPGD Unit) ministrando a disciplina ‘Filosofia, Educação e Política no mundo antigo e no mundo moderno’ para alunos dos dois programas.

O Dr. Hermosa explicou que a Educação é o que forma o indivíduo, portanto, uma relação social, segundo ele, é baseada na virtude e na felicidade. Mas ele ainda avaliou que, em algum momento, a Educação e a Política acabam necessariamente se encontrando “e por isso, a Política acaba sendo o cenário no qual se prova ser a Educação fruto de um princípio”, enfatizou. Já a Profa. Dra. Margarida Louro Felgueiras, neste mês de agosto, proferiu a palestra ‘A educação como utopia social: desafios da contemporaneidade’, para alunos e professores da instituição.

 

 

Compartilhe: