ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora da Unit visita a UCPel para troca de experiências sobre comunidades quilombolas

Cristiane Oliveira busca descobrir similaridades e diferenças entre as comunidades quilombolas de Sergipe e do Rio Grande do Sul

às 13h33
Compartilhe:
Professora da Universidade Tiradentes (Unit) em Sergipe, Cristiane Oliveira está no Rio Grande do Sul para conhecer as instalações da Universidade Católica de Pelotas e uma comunidade quilombola, foco de parceria entre as duas instituições. O objetivo é traçar um diagnóstico epidemiológico das 30 comunidades quilombolas de Sergipe e das 126 do Rio Grande do Sul, a fim de apontar similaridades e diferenças de cada contexto e realizar intervenções na saúde desse público específico.
A parceria é financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe (Fapitec) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A relação entre as universidades se dá através dos programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente, da Unit, e em Saúde e Comportamento, da UCPel.
A professora da UCPel, Janaina dos Santos, conta que o interesse pelo estudo das comunidades quilombolas nasceu por uma relação com outra comunidade tradicional, a indígena. “A UCPel já foi representada em Sergipe e esta é a primeira visita da Cristiane na nossa instituição. O objetivo é reconhecer as comunidades, colher todos os dados e, na sequência, devolver esse projeto às comunidades, aplicando-o para melhorar a saúde dessas pessoas”, pontua a professora, ao lembrar que antes de realizar qualquer intervenção é necessário conhecer bem e observar bastante os contextos sociais.
Na agenda de compromissos de Cristiane em Pelotas está a visita ao Quilombo do Algodão, uma das maiores do Brasil e a realização de reuniões de planejamento com os pesquisadores da área na UCPel, além do planejamento da pesquisa. “Os quilombos de Sergipe e Rio Grande do Sul apresentam características diferentes e por meio do diagnóstico de saúde, perfis econômicos, socioeconômicos e demográficos, temos que entender o ambiente”, afirma a professora da Unit.
No próximo encontro da parceria, será a vez dos docentes da UCPel, Janaina e Ricardo Silva, visitarem Sergipe. Essa etapa já está marcada e deve ocorrer em novembro.
Fonte: Portal UCPel
Compartilhe: