ESTUDE NA UNIT
MENU

II Congresso Jurídico recebe presidente da OAB/SE

Henri Clay defendeu garantias fundamentais do ser humano em sua palestra.

às 20h47
Durante o II Congresso Jurídico de Direitos Humanos e Política, promovido pela Universidade Tiradentes – Unit –, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, reafirmou nesta segunda-feira, 7, o posicionamento da entidade contra a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF, que modificou a jurisprudência e permitiu a possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância.
Henri Clay proferiu palestra durante o congresso - Foto: Rebeca Teixeira/Asscom OAB/SE
Henri Clay proferiu palestra durante o congresso - Foto: Rebeca Teixeira/Asscom OAB/SE
Compartilhe:

Em outubro deste ano, o Supremo decidiu, por 6 votos a 5, que qualquer pessoa pode começar a cumprir pena após ser condenada por um Tribunal de Justiça ou por um Tribunal Regional Federal, ainda que tenha recursos pendentes no Superior Tribunal de Justiça ou no STF.

Em defesa da cidadania e das garantias individuais, Henri Clay asseverou que a decisão do STF fere gravemente a Constituição Federal, uma vez que, “ao mitigar o princípio da presunção da inocência e os direitos humanos, a deliberação afeta a espinha dorsal dos princípios estruturantes do Estado Brasileiro postos pela Constituição”.

O coordenador do curso de Direito da Unit, Eduardo Macedo, e conselheiro seccional da OAB/SE, relembrou a atuação histórica da entidade na defesa dos direitos humanos e das liberdades democráticas. “É importante relembrar a história da Ordem na defesa da cidadania. É por ela que toda a sociedade reconhece a OAB como a casa da democracia”.

Na ocasião, o presidente da Ordem afirmou que a entidade continuará combatente às injustiças sociais e permanecerá como defensora intransigente da cidadania. “Não podemos nos abater ou perder a esperança. O Direito é fundamental para a evolução civilizatória e esta evolução só se dará se a advocacia cumprir sua missão histórica de fazer valer a Constituição”.

Com informações da Assessoria de Comunicação OAB/SE.

Compartilhe: