ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa ensina como criar e manter uma empresa

Alunos do 1º e 2º períodos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis participam de uma reunião de sensibilização para ingressarem no programa Miniempresa

às 18h58
Realizado em parceria com a empresa Junior Achievement, o programa é desenvolvido pela Universidade Tiradentes durante 15 semanas consecutivas com 25 acadêmicos das duas graduações. Ele tem por objetivo oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de atuarem de forma prática por meio da simulação de uma estrutura organizacional que permite aos participantes conhecer ao longo do programa quatro setores específicos, definidos como áreas pontuais. São elas: finanças, recursos humanos, marketing e a área de produção envolvendo os cursos operacionais.
Os professores Laudelino, Wlater e a gerente executiva da  JA, Rosimeire de Santana
Os professores Laudelino, Wlater e a gerente executiva da JA, Rosimeire de Santana
O programa atraiu o interesse dos alunos
Compartilhe:

 

“A primeira etapa já começa na quarta-feira, 22, e cada uma delas é desenvolvida de forma intercalada em forma de rodízio, onde todos os alunos vivenciam todas as áreas”, explica o coordenador de Ciências Contábeis, professor Laudelino Luiz. O docente lembra que o projeto agora já está consolidado, ganha outra dimensão e oferece aos alunos participantes a oportunidade de exercitar a prática profissional logo no início da graduação.

“Através do lançamento desse edital, os acadêmicos iniciantes têm a oportunidade de participar de um programa de imersão empresarial, onde irão aprender as diversas atividades das áreas de Administração e de Contábeis e experimentar como é o convívio e a realização do trabalho em equipe”, acrescenta o coordenador do curso de Administração, professor José Walter Santos Filho. Com a regularidade da frequência, o aluno participante está habilitado a receber no final do semestre uma certificação internacional por se tratar de um programa realizado em convênio com a Junior Achievement.

A gerente executiva da empresa JA, Rosimeire de Santana Batista Santos Cruz, lembra que o trabalho é feito com base no empreendedorismo. “Levar esse empreendedorismo para dentro de uma faculdade é de suma importância. E aqui, no semestre passado, quando criamos a primeira turma, tivemos experiências fantásticas, pois descobrimos que muitos alunos descobriram potenciais que não conheciam”, diz Rosi, como prefere ser chamada, justificando assim a continuidade da parceria. “Com base nas evidências, acreditamos que nessa segunda edição o programa será potencializado”, conclui.

 

Compartilhe: